Foi instaurada nesta sexta-feira, dia 17, a CPI das Fake News, na Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves. O objetivo é apurar a utilização da estrutura funcional do Poder Legislativo para criação e manutenção de usuários falsos em redes sociais e propagação de notícias inverídicas. No começo da semana havia sido protocolado um Requerimento para a criação, que passados cinco dias (tempo hábil para tramitação), foi oficializado nas últimas horas.
A justificativa do pedido baseia-se em documentos e imagens apresentados por ex-assessores remunerados e empregados na época pela Câmara, para utilização destes perfis com o objetivo de disseminar conteúdos injuriosos e difamatórios sobre acontecimentos do Município.
O objetivo é investigar os fatos que atingem a honra e segurança das instituições públicas e seus membros, conforme consta ainda no Requerimento. O pedido havia sido assinado por 14 vereadores, exceto Agostinho Petroli (MDB) e o vereador Moacir Camerini (PDT).
Após a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) seus membros deverão definir quem responderá pela presidência e relatoria.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul