Amostras viajam mais de 9 mil quilômetros para participar da 24ª Avaliação de Vinhos

Por mais um ano a Avaliação Nacional de Vinhos (ANV) mobiliza profissionais do Norte ao Sul do Brasil. Em 2016, foram recolhidas 242 amostras em vinícolas de seis estados brasileiros, percorrendo, no total, a distância de 9.735 quilômetros até Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, quando de 18 a 25 de agosto serão avaliadas por um seleto grupo de enólogos convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento.

A cada edição, a solidez da parceria entre a ABE e a Embrapa Uva e Vinho, responsável pela coordenação técnica do evento, se reflete por meio de uma força-tarefa para garantir a coleta e o acondicionamento adequados das amostras. Neste ano, cerca de 15 profissionais estiveram envolvidos na coleta, realizada de 18 de julho a 3 de agosto. No decorrer do período, as equipes foram até 47 vinícolas localizadas na Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo para recolher nove garrafas de cada amostra inscrita na Avaliação, totalizando 2.178 exemplares sem rótulo ou marca que identifique a empresa participante.

“Essa etapa é de muita responsabilidade, pois consiste em coletar, muitas vezes, vinhos ainda em fase de maturação e estabilização, diretamente de tanques, lotes de barricas ou já em garrafas, mas o comprometimento das equipes assegura a credibilidade e representatividade das amostras”, explica o chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus.

Durante a próxima fase de avaliação, ainda no mês de agosto, 90 enólogos convidados pela ABE participarão da Degustação de Seleção, que elegerá 30% dos vinhos mais representativos da Safra 2016. O presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, reitera a importância da parceria com a Embrapa. “A coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho é de grande importância para a Avaliação, pois as equipes de coleta realizam um trabalho meticuloso para não comprometer os exemplares”, reforça Perin.

O grande momento da Avaliação Nacional de Vinhos será no dia 24 de setembro, quando mais de 850 apreciadores do Brasil e do exterior poderão degustar 16 amostras dessa seleção. As inscrições para participar desse momento poderão ser feitas a partir das 8h30min do dia 30 de agosto pelo site www.enologia.org.br.

Há 24 safras, a Avaliação Nacional de Vinhos, considerada a maior degustação de vinhos de uma safra no mundo, permite traçar um panorama da evolução dos vinhos brasileiros e apontar particularidades dos diferentes terroirs do país.

Foto: Jeferson Soldi
Fonte: Conceitocom Brasil

error: Conteúdo Protegido