‘Úteros – que corpo é esse?’. É com esse título-pergunta que a partir de 5 de agosto, a comunidade de Bento Gonçalves irá conhecer a mostra de Andressa Argenta. A artista plástica produziu uma série de gravuras em metal, denominada de gravura contemporânea, que respeita a essência tradicional da gravura, mas traz uma multiplicidade de elementos, técnicas e formatos diferentes, a partir de colagens, costuras, montagens, misturas de materiais e suportes.
O ponto de partida da artista plástica foi o corpo feminino, em especial o útero, que se traduziu em narrativas provocadoras. Nos recortes, Andressa traz questionamentos sobre o papel da mulher na sociedade, nas culturas e na história. E por meio dessa linha que se pode depreender múltiplas leituras que vão do âmbito fisiológico ao emocional, do político ao estético, criando uma relação sobre as questões de gênero e sexualidade.
Assim, “foi surgindo questões de violências (físicas, psicológicas, morais), questões sobre o aborto, o empoderamento, as problematizações sociais, políticas, religiosas e econômicas que tratam do corpo da mulher e fui adentrando esse corpo, até que cheguei no útero para falar de todos estes questionamentos”, reflete Andressa.
As narrativas propostas tecem questionamentos que provocaram a artista criar uma linha de pensamento transversal e de transgressão: “Sinto a necessidade de desconstruirmos algumas coisas para potencializar outras. Desconstruir este ‘não falar’ de algo que é tão comum, é cotidiano e tão reprimido/renegado”, conclui.
Andressa Argenta é bacharel e licenciada em Artes Visuais – Desenho e Plástica – pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultural, do Grupo de Pesquisa Momentos Específicos e do Grupo de Pesquisa Arte Impressa da mesma instituição.
Exposição Artística Úteros – Que Corpo é Esse? de Andressa Argenta
Período: de 8 de agosto a 2 de setembro de 2016
Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Horário de visitação: das 8h às 11h45min e das 13h30min às 21h
Entrada gratuita
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves