O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, foi eleito por aclamação em chapa única como novo presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) em Assembleia da entidade para gestão 2019/2020. Ele substituiu Waldemar De Carli, prefeito de Veranópolis, que estava como presidente pela segunda vez e findou seu mandato, representando 36 municípios da Serra.
Pasin depois de entregar uma placa de homenagem a De Carli, manifestou-se aos demais participantes. “Faremos uma gestão de avanço. Uma gestão de manutenção das pautas positivas e de dinamismo, mobilização e integração, fazendo com que a voz de todos os municípios, do menor ao maior, de norte a sul, estejam extremamente bem representadas por nós”, afirmou.
Ele salientou ainda que pretende dar continuidade a algumas bandeiras, como o Campus UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) da Serra Gaúcha – que foi descartado pela instituição de ensino em um primeiro momento em razão do contingenciamento financeiro -, embora a existência de implantação de um Centro Tecnológico em Farroupilha (relembre AQUI em matéria exclusiva da Rádio Difusora); a discussão sobre as cirurgias de média e alta complexidade em traumatologia e ortopedia, o atraso de repasses financeiros na saúde, além do fortalecimento da Associação.
Os gestores estarão na segunda-feira, dia 29, às 15h, em nova agenda sobre saúde com a secretária Estadual, Arita Bergmann, em Porto Alegre.
O deputado Ronaldo Santini também esteve presente na transmissão do cargo. Após, os prefeitos almoçaram juntos no próprio Parque de Eventos de Bento Gonçalves, antes de participarem durante a tarde do Fórum de Infraestrutura, realizado no Centro Empresarial.
O escritor e historiador Ademir Bacca apresentou um relatório sobre o projeto que será lançado sobre os 150 anos da imigração italiana aos prefeitos, que terá históricos dos municípios na obra realizada com recursos da Lei Rouanet.
Outro momento foi a participação do contador Ênio Gehlen, que expôs o relatório financeiro da Associação.
Conselho de Ex-presidentes
Foi proposta a criação de um conselho de ex-presidentes, aprovado pelos gestores, que terá Antônio Cettolin, Adenir Dallé e Waldemar De Carli, como integrantes, pois ainda possuem mandados em seus municípios e também presidiram a entidade.
Moção de apoio para Famurs
No dia 13 de maio ocorrerá eleição da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul), que depois de 30 anos, tem na presidência um prefeito de Serra, Antônio Cettolin. Com o intuito de continuar com a representatividade, aprovaram uma moção de apoio a candidatura de Claiton Gonçalves, de Farroupilha, afinal, o próximo partido a assumir a Federação será o PDT (Partido Democrático Trabalhista).
O sistema de rodízio da Famurs leva em conta o desempenho nas urnas na última eleição municipal. Em 2016, o PP, o MDB, o PDT e o PT elegeram mais prefeitos e, por isso, até 2020, se revezarão no comando da federação. Em 2017, quem comandou a entidade foi o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira (PP), seguido pelo prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin (MDB), em 2018. Em 2019 será a vez do PDT e, em 2020, o PT.
De acordo com o diretório estadual do PDT, em contato realizado por telefone pela Rádio Difusora, seis nomes protocolaram o interesse em concorrer a presidência. Eles não foram divulgados, pois serão homologados segunda-feira, dia 29.
Entretanto, a emissora apurou extraoficialmente que os postulantes são o prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire, de Tapes, Silvio Rafaeli, de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, de Tenente Portela, Clairton Carboni, de Gentil, Alcenir Dalmago; além de Claiton de Farroupilha.
Confira a nova diretoria da Amesne para o biênio 2019/2020
Presidente: Guilherme Pasin: prefeito de Bento Gonçalves – PP (Sul)
1º Vice presidente: José Carlos Breda – prefeito de Cotiporã – PP (Norte)
2º Vide presidente: Lidio Scortegagna – prefeito de Flores da Cunha – PMDB (Sul)
1º Scretário – Ronaldi Boniatti : prefeito de Nova Pádua – PSDB (Sul)
2º Secretário: Vilmor Carbonera – prefeito de Vila Flores – DEM (Norte)
Tesoureiro: Iura Kurtz – prefeito de Marau – PMDB (Norte)
Membros do Conselho Fiscal Efetivos:
Claiton Gonçalves – prefeito de Farroupilha – PDT (Sul)
Sérgio Carlos Moretti – prefeito de André da Rocha – PTB (Norte)
Evandro Zibetti – prefeito de Carlos Barbosa – PMDB (Sul)
Membros do Conselho Fiscal Suplentes
Tiago Grande – prefeito de Dois Lajeados – PMDB (Norte)
Diego Vendramin – prefeito de Guabiju – PP (Norte)
Aloísio Rissi – prefeito de Boa Vista do Sul – PMDB (Sul)
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos