Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, retorna à presidência da Amesne

Amesne (68)

Em Assembleia Geral realizada na tarde destra sexta-feira, 27, na Fundação Casa das Artes em Bento Gonçalves, a Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) elegeu seu novo presidente. O prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, depois de um ano frente a entidade, passou o posto para Waldemar De Carli, prefeito de Veranópolis.

A instituição que representa 34 Prefeituras da região da Serra, teve dois interessados em assumir o posto. Waldemar De Carli, prefeito de Veranópolis, que colocou seu nome a disposição, e Volnei Minozzo, prefeito de Nova Prata. Foram 25 presentes que votaram e De Carli venceu por 13 votos contra 12 de Minozzo.

O atual prefeito de Veranópolis já presidiu a entidade em 2011 e disse ter colocado o nome a disposição pois teve incentivo de colegas prefeitos, além da CICs Serra (Associação das Entidades Representativas da Serra Gaúcha), para continuar a defesa de pleitos regionais como melhorias junto a BR-470 – especialmente após a federalização-, luta por melhores condições nas rodovias estaduais, a busca da implantação de um campus da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) na Serra, o aprimoramento do SIM – Sistema Integrado de Segurança, além de discutir temas na área da saúde e educação.

O restante dos integrantes da chapa será apresentado na próxima semana, já que a Assembleia elegeu apenas o presidente.

Outras pautas

O vice-prefeito de Bento Gonçalves, anfitrião do encontro, Aido Bertuol, entregou uma placa de homenagem e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido frente a Amesne durante seu mandato como presidente, à Antônio Cettolin.

O prefeito de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti, reforçou a importância para o município receber a Copa Conmebol Libertadores de Futsal e convidou os prefeitos para prestigiarem os jogos do final de semana, fase semi-final e final, onde a ACBF está na disputa.

O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, convidou para a próxima reunião, dia 30 de maio, no município, tendo como pauta a judicialização da saúde.

O escritor e historiador Ademir Bacca ainda apresentou um projeto que será lançado sobre os 150 anos da imigração italiana aos prefeitos, que terá históricos dos municípios na obra realizada com recursos da Lei Rouanet.

O advogado Gladimir Chiele, diretor da empresa CDP e assessor jurídico da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul) convidou os presentes para o Seminário: Municipalização do Ensino Fundamental – Construindo uma Política Compartilhada -, que ocorrerá dia 15 de maio, no auditório do Ministério Público em Porto Alegre.

O escritor, consultor político e ex-prefeito de Videira-SC, Tadeu Comerlatto, ainda apresentou o livro “Novo jeito de fazer política” e também convidou os prefeitos para uma capacitação em maio, o evento “Gestão de Pessoas no Serviço Público”, em Florianópolis-SC.

UFRGS

Depois de dois cancelamentos, enfim, a reitoria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) receberá uma comitiva da Amesne no próximo dia 2, em Porto Alegre, para tratar do projeto de campus da Serra.

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora