Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 25, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, um encontro entre partidos políticos, Justiça Eleitoral, 8ª Zona Eleitoral (8ª ZE), Ministério Público Eleitoral e imprensa. Na pauta as regras para as Eleições 2016.
A juíza eleitoral da 8.ªZE, Romani Terezinha Bortolas Dalcin, o promotor Gílson Borguedulff Medeiros e o chefe do Cartório Eleitoral, Ricardo Abreu, repassaram orientações básicas como: prazos, datas, a propaganda eleitoral, a fiscalização durante o período de Eleições, que já começou inclusive envolvendo pré-candidaturas etc.
“O Ministério Público e os agentes devem visualizar o próximo pleito como oportunidade de discussão de propostas e ideias”, resumiu o promotor.
Para a juíza Romani Terezinha Bortolas Dalcin, reforçou que este período serve para a “preparação das eleições para esclarecer e facilitar o trabalho de todos nós. A legislação eleitoral é bastante clara, todas as condutas permitidas e proibidas estão dispostas na Lei. Estamos programando esta eleição, com serenidade, com discrição e competência”, afirmou.
O chefe do Cartório lembrou que “estão disponíveis vários arquivos no site do Ministério Público e da Justiça Eleitoral”, para que as pessoas depois não digam que não sabiam.
A propaganda eleitoral inicia dia 16 de agosto, sendo no Rádio e TV no dia 26, com 45 dias de campanha. A partir da primeira data os fones do plantão para denúncias para Justiça Eleitoral (que foram divulgados nesta segunda-feira) são: 99443559 e 99530855.
Atualmente os partidos políticos estão vivendo as Convenções, até dia 5, quando tem de definirem seus candidatos para o pleito. No Brasil, 144 milhões de eleitores deverão ir as urnas.
Clique para ampliar as imagens:
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Monte Belo forma novos Agentes Mirins no combate à dengue