A última caminhada técnica do Roteiro Caminhos de Caravaggio – que liga o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha por estradas nas zonas rural e urbana de cinco municípios – será realizada a partir desta sexta-feira, 11. O objetivo é apurar as possíveis necessidades técnicas para que o trajeto inteiro possa ser realizado pelos peregrinos com segurança.
Os 186 quilômetros serão percorridos pelo Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Francis Casali e pelos farroupilhenses Gilberto Galafassi e Mario Romano Maggioni. O trio sairá de Canela e passará por Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul. A chegada no Santuário de Caravaggio em Farroupilha está prevista para o final da quarta-feira, 16. “Nós vamos fazer a experiência completa em seis dias, caminhando uma média de 30 quilômetros por dia, parando para fazer refeições em Igrejas e capitéis e passando a noite nos pontos de apoio parceiros do projeto, como hotéis, pousadas e um seminário”, explica Casali.
Em maio de 2018, Galafassi andou 800 quilômetros em 40 dias no Caminho de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha. Dessa vez o percurso será menor, mas, segundo o executivo não menos desafiador. A ideia é que, baseado em sua experiência, ele também possa fazer sugestões em relação à sinalização, pontos de apoio, cuidados segurança, entre outros apontamentos.
Ainda de acordo com Casali, será apurada a possibilidade de oferecer condições para que as pessoas possam fazer o roteiro em 12 dias, percorrendo cerca de 15 quilômetros diariamente. “Como o Caminhos de Caravaggio propõe a reflexão, o encontro com si mesmo, a contemplação da natureza e das belas paisagens, queremos que os peregrinos possam realizar a caminhada num período mais espaçado, respeitando seus limites, tendo à disposição uma estrutura adequada para realmente aproveitar e apreciar o caminho”, ressalta.
Confira o roteiro da comitiva:
1º dia: Canela – Gramado – 33 km
2º dia: Gramado – Caxias do Sul (Santa Lucia do Piaí) – 35,5 km
3º dia: Caxias do Sul (Santa Lucia do Piaí) – Nova Petrópolis (Linha Imperial) – 34,5 km
4º dia: Nova Petrópolis (Linha Imperial) – Caxias do Sul (Vila Cristina) – 30 km
5º dia: Caxias do Sul (Vila Cristina) – Farroupilha (São Roque – 4º distrito) – 30 km
6 º dia: Farroupilha (São Roque – 4º distrito) – Farroupilha (Santuário de Caravaggio) – 23 km
O “Caminhos de Caravaggio” tem aproximadamente 200 quilômetros, que podem ser feitos a pé ou de bicicleta, opções que permitem a contemplação das paisagens naturais, plantações, construções do século passado, igrejas e a visita a atrativos culturais que valorizam as conquistas dos imigrantes.
“Eles deixaram um legado muito bonito, especialmente ligado aos aspectos do trabalho, da religiosidade e da fé. Pelo caminho é possível encontrar pequenos capiteis e outras expressões desse patrimônio, que enchem o caminho de beleza e paz”, destaca Casali. Autoconhecimento, reflexão, espiritualidade, superação e determinação são palavras que descrevem o trajeto, já que a sugestão inicial é que os caminhantes façam uma média de 30 quilômetros por dia até chegar ao destino, em Farroupilha.
Em novembro de 2018, o Roteiro foi pré-lançado durante a 30ª edição do Festival Internacional de Turismo, em Gramado.
Fonte: Prefeitura de Farroupilha
Reinaugurada a ponte sobre o Arroio Marrecão, em Santa Tereza
Cerca de 20 mil devotos participam da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio na manhã deste sábado
Secretaria da Saúde monitora pessoas que tiveram contato com animais infectados por gripe aviária