Após três lançamentos, em Pinto Bandeira, Bento Gonçalves e Santa Tereza, a segunda-feira, 17, foi marcada pela solenidade de apresentação para comunidade de Monte Belo do Sul da obra “O Livro do Capitel”. Nas dependências do salão Paroquial, com casa cheia, o jornalista, escritor e produtor cultural, Fabiano Mazzotti, juntamente com as co-autoras, foram recepcionados por autoridades, como o prefeito Adenir Dallé, moradores e representantes da entidades.
A produção retrata a história de 113 capitéis nas quatro cidades. O trabalho teve ainda o suporte de uma pesquisa organizada pelas professoras Carmelina Ferrari, Leonides Ferrari, Loiva Carraro, Nelcy Ballista e Sueli Ferrari. Em 1981, como alunas de pós-graduação em folclore da Faculdade Palestrina, de Porto Alegre, elas juntaram informações entrevistando pessoas que já não estão mais vivas. Com esse material, Mazzotti aprofundou a pesquisa com novas conversas junto a familiares dos envolvidos na construção de cada capitel ainda existente, dividindo a autoria com as mulheres que possuem de 72 a 92 anos de idade.
Além do livro, um CD com a gravação de todas as histórias surge como o primeiro trabalho desse tipo para as quatro cidades envolvidas. O ineditismo alia-se à nobre sensibilidade em oferecer acesso de conteúdo a pessoas portadoras de deficiência visual.
Aprovado pelo Ministério da Cultura, o trabalho tem patrocínio das empresas Ceran, Meber Metais, Roseflor Alimentos, Vinícola Aurora e Adubare Compostos Orgânicos. Os quatro municípios contemplados no projeto apoiam a obra cultural.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Fotos: Marlove Perin / Gazeta News RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor