“O Livro do Capitel” é lançado em Santa Tereza

Após dois lançamentos, em Pinto Bandeira e Bento Gonçalves, a quinta-feira, 13, foi marcada pela solenidade de apresentação para comunidade de Santa Tereza da obra “O Livro do Capitel”. Nas dependências do auditório da Prefeitura Municipal, com casa cheia, o jornalista, escritor e produtor cultural, Fabiano Mazzotti, juntamente com as co-autoras, foram recepcionados por autoridades, como o prefeito Gilnei Fior, moradores e representantes da entidades.

A produção retrata a história de 113 capitéis e suas motivações nas três cidades, além de Monte Belo do Sul. O trabalho teve ainda o suporte de uma pesquisa organizada pelas professoras Carmelina Ferrari, Leonides Ferrari, Loiva Carraro, Nelcy Ballista e Sueli Ferrari. Em 1981, como alunas de pós-graduação em folclore da Faculdade Palestrina, de Porto Alegre, elas juntaram informações entrevistando pessoas que já não estão mais vivas. Com esse material, Mazzotti aprofundou a pesquisa com novas conversas junto a familiares dos envolvidos na construção de cada capitel ainda existente, dividindo a autoria com as mulheres que possuem de 72 a 92 anos de idade.

Além do livro, um CD com a gravação de todas as histórias surge como o primeiro trabalho desse tipo para as quatro cidades envolvidas. O ineditismo alia-se à nobre sensibilidade em oferecer acesso de conteúdo a pessoas portadoras de deficiência visual.

Aprovado pelo Ministério da Cultura, o trabalho tem patrocínio das empresas Ceran, Meber Metais, Roseflor Alimentos, Vinícola Aurora e Adubare Compostos Orgânicos. Os quatro municípios contemplados no projeto apoiam a obra cultural.

No dia 17 de dezembro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Francisco de Assis, em Monte Belo, às 20h, ocorrerá o lançamento fechando a serie de divulgações nas cidades envolvidas no projeto.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Vagão Filmes