O Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), através do diretor técnico Leocir Bottega, apresentou números da safra 2015/2016 durante a XVII Jornada da Viticultura Gaúcha e VI Seminário Catarinense da Uva, Vinho e Suco, realizado em Videira-SC, com a cobertura da Rádio Difusora 890. O Rio Grande do Sul teve 57% de quebra, enquanto Santa Catarina 68%.
No Estado gaúcho, foram processados 301,7 milhões de quilos da fruta, sendo que 271,5 milhões são de variedades americanas e híbridas e 30,2 milhões, de uvas viníferas.
“O nosso levantamento as estatísticas são feitas conforme declarações das empresas ao Ministério da Agricultura em SC, enquanto no Rio Grande do Sul o cadastro vinícola é utilizado”, comentou Bottega.
Da vinícola Panceri, de Tangará-SC, o enólogo Marcel Giovani Salante, comentou que as principais causas foram “as geadas violentas em setembro do ano passado. Uma geada jamais vista”, disse.
Seguro Rural, as novas tecnologias, a safra da uva, entre outros pontos, estiveram na pauta do evento. Seis ônibus deixaram a Serra Gaúcha para participação do evento.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uva do Brasil. O estado responde por cerca de 90% de toda a produção nacional, conforme os números do Ibravin. Em terras gaúchas, existem em torno de 15 mil propriedades vitícolas que abrangem área total de 40 mil hectares. A maior parte delas está localizada na Serra, no nordeste do estado, e na região da Campanha, na metade sul do território gaúcho.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS