MP não confirma vazamento de gabarito em concurso da Prefeitura de Bento e arquiva denúncia

Conforme antecipou a Rádio Difusora nesta semana, a tendência era muito grande de que o Ministério Público (MP) de Bento Gonçalves arquivasse a denúncia de irregularidade no Concurso Público 03/2018, para o cargo de técnico de enfermagem, por vazamento de gabarito. E confirmou-se na tarde desta sexta-feira, 26, com o arquivamento efetuado pelo promotor de justiça, Alécio Silveira Nogueira.

A denúncia inicial foi anônima e chegou até o vereador Moacir Camerini (PDT), que encaminhou ao MP, com um suposto vazamento de gabarito antes da divulgação oficial da Fundação La Salle. Duas pessoas foram ouvidas na terça-feira, e outras duas no decorrer da semana.

“Não houve nenhum vazamento de gabarito anteriormente a prova. O que tem foi o que desde o começo, a partir das oitivas das duas candidatas, a confirmação de que o gabarito foi feito em cima dos cadernos de provas dos candidatos, que foram analisadas por professores online e foram transmitidos uma para a outra. O que aparece é escrito a mão, a partir da correção de uma professora”, disse o promotor.

Apesar de não proceder a irregularidade, Alécio lembrou é importante denúncias no órgão. “Temos um provimento novo que regula a questão quando a denúncia for anônima e não tiver materialidade dos fatos, que pode ser arquivada de pleno”, explicou.

Ou seja, sem elementos indicativos de fraude, optou em arquivar. Mesmo assim, o vereador será notificado nas próximas horas para ciência da decisão, afinal, foi o autor da denúncia.

Relembre

A denúncia que chegou até a Promotoria de Justiça de Bento Gonçalves relatava uma suposta  irregularidade na realização do Concurso Público 03/2018, para o cargo de técnico de enfermagem, por vazamento de gabarito. A alegação é que teria sido divulgado, antes da publicação no site oficial da empresa Fundação La Salle. Porém, o gabarito que circulou foi corrigido por uma professora de cursinho, a partir do caderno de questões que os inscritos podiam pegar.

Conforme Alécio, são duas fotos de WhatsApp, uma com o gabarito a mão colhido em um grupo on line para estudar para o concurso, que teria sido fornecido pela professora após a análise do caderno de respostas, quando passava das 15h, sendo que a prova teria terminado 13h30min. Outra, com o gabarito oficial da Fundação responsável.

A Prefeitura de Bento Gonçalves divulgou uma nota oficial.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido