A Defesa Civil de Bento Gonçalves realizou na noite desta quinta, 7, o 1º Seminário de Proteção e Defesa Civil. A ideia foi formar os “núcleos comunitários” e capacitar os agentes voluntários, dentro do cronograma de aprimoramento do Plano de Contingência. Aberto a toda comunidade, o seminário teve a participação de integrantes da Associação de Agentes Voluntários de Proteção e Defesa Civil de Caxias do Sul (AVPEDEC). Jober Lopes, presidente da entidade, explica que eles trabalham em prol da comunidade, auxiliando os órgãos de segurança de forma moderada e planejada.
“Nosso principal elo é a comunidade e, a partir de agora, estamos fortalecendo a integração com os presidentes de associações de bairro, que têm informações privilegiadas, sobretudo na prevenção”, conta Lopes. Ele e os colegas pretendem fazer a troca de informações com municípios como Bento Gonçalves, a fim de melhorar a rede com os órgãos de Defesa Civil.
O coordenador da Defesa Civil de Bento Gonçalves, Miguel Ehlert, informa que o evento desta quinta foi mais um passo para a consolidação do planejamento da entidade. “Primeiro, organizamos o Plano de Contingência e, a partir dele, estamos estruturando nossa forma de atuação, sempre em parceria com o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e demais órgãos de segurança e proteção dos cidadãos”, lembra.
De acordo com o coordenador, a próxima etapa é continuar a qualificação dos agentes comunitários, incluindo instruções no Centro de Treinamento dos Bombeiros da Serra. “O comandante, major Sandro, se colocou à disposição para este trabalho”, afirma Miguel Ehlert.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado