Há 26 edições, Bento Gonçalves tem sido palco de um dos mais importantes festivais de dança do país. Além de promover a dança entre bailarinos de escolas brasileiras e do exterior, o Bento em Dança também assumiu a missão de aproximar a comunidade regional da arte da dança. Com este propósito, este ano cerca de 300 crianças e adolescentes da cidade terão a oportunidade de participar de aulas de dança com os professores Gustavo Côrtes e André Pires.
Na primeira oficina, programada para quarta-feira, 10 de outubro, das 10h às 11h30min, o Bento em Dança vai à Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, onde reunirá 150 adolescentes do Ensino Médio numa aula de Danças Populares com o especialista no gênero, Gustavo Côrtes, que integra o quadro docente e de jurados do festival. A escola foi escolhida levando em conta sua intensa atividade com a realização da Tertúlia, em sua 10ª edição. Inclusive, duas turmas abrirão a programação do concurso no mesmo dia, na Noite das Etnias, com apresentações do folclore gaúcho.
No dia seguinte, 11 de outubro, às 10h, será a vez de 150 crianças de 8 a 12 anos irem ao festival para viver a experiência de uma aula de Danças Urbanas com o professor André Pires. São alunos do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacri) Balão Mágico, do bairro Aparecida, e da Escola Municipal Félix Faccenda, do Jardim Glória. “O Bento em Dança vai seguir mais vivo do que nunca em espaços abertos para a promoção da arte. Vamos levar a dança para quem quiser viver a arte em suas mais diversas manifestações. Este é um dos nossos compromissos e faremos o melhor para que nossas crianças e adolescentes possam se embalar na cultura da dança, participando de experiências produtivas e saudáveis”, destaca a presidente do Bento em Dança, Erci Grapiglia.
Em 26 edições, o evento já reuniu, sempre no mês de outubro, mais de 150 mil bailarinos de mais de 20 países, contribuindo para a promoção da dança como expressão artística, além de estimular a integração de povos e culturas. Este ano serão cerca de 500 coreografias num total de 32h de espetáculos em oito noites. Durante o dia, 69h de aula, sendo 36h na Fase A e 33h na Fase B. Alex Neoral, André Rockmaster, Bárbara Rey, Cícero Gomes, Cláudia Zaccari, Edson Santos, Gustavo Côrtes, Luiz Fernando Bongiovanni, Moacir Corrêa, Monique Paes e Teresa Augusta. Estes são os nomes dos professores do 26º Bento em Dança. Eles têm dupla jornada, ministrando aulas durante o dia e avaliando as coreografias à noite.
FASE A – 6 a 9 de outubro – Clássico e Contemporâneo
FASE B – 9 a 12 de outubro – Danças Urbanas, Populares (folclore, a caráter, étnicas e dança de salão), Sapateado, Jazz e Estilo Livre.
PROGRAMAÇÃO CONCURSO – Gêneros de cada noite
Dia 6 (18h) – Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança
Dias 7 e 8 (19h) – Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança
Dia 9 (19h) – Jazz, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança
Dia 10 (16h) – Mostra Aberta – Via Del Vino, abertura da Feira do Livro
(19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Jazz,
Dia 11 (19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Jazz,
Dia 12 (14h) Batalhas de Hip Hop (entrada gratuita)
(19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Sapateado, Danças Urbanas
Dia 13 (19h) – Gala de Encerramento com apresentação dos premiados de 2018
O Programa de oficinas detalhado está disponível em nosso site www.bentoemdanca.com.br
SERVIÇO
Quando? 6 a 13 de outubro de 2018
Onde? Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Noite abertura: 18h
Demais noites (concursos): 19h
Ingresso: R$ 20 no local
Números do 26º Bento em Dança
Coreografias: 500
Horas de espetáculos: 32h em oito noites
Participações: 5.200
Oficinas: 19
Horas de aulas: 69h – 36h Fase A – 33h Fase B
Fonte: Conceitocom Brasil
Foto: Solange Aquino
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves