Integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Secretaria de Segurança – SEMSEG – da Prefeitura de Bento Gonçalves reuniram-se nesta tarde de terça-feira, dia 11, para definição de estratégias e da busca de um melhor acompanhamento de indivíduos de porte de tornozeleiras eletrônicas.
Participaram o secretário de Segurança, José Paulo Iahnke Marinho, o prefeito em exercício, Aido Bertuol, delegados de Polícia, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.
“É importante colocarmos a comunidade da nossa preocupação dos fatos que vem ocorrendo. Foi a 33ª morte que ocorre no município. Recebíamos manifestações de que eram pessoas com envolvimento com o tráfico, mas independentemente disso a nossa preocupação era de que conseguíssemos minimizar ou diminuir. Em dado momento um inocente iria acabar morrendo, o que ocorreu com o nosso amigo Gregório”, disse Marinho.
O secretário lembrou de uma proprietária de mercado no bairro São João baleada, em que os indivíduos utilizavam a tornozeleira, sendo presos e três meses depois todos liberados pelo Poder Judiciário.
“As pessoas cobram do Poder Público, do Secretário, da Brigada Militar, mas temos que colocar que a responsabilidade não é só nossa. Existem outros entes com responsabilidade social com o cidadão. A partir do momento em que pessoas que deveriam estar trabalhando, porque tem tornozeleira, e não estavam, reunimos as forças de segurança para adotarmos estratégias”, acrescentou.
Marinho recordou ainda o fato de que apenados com tornozeleira que prestam serviço para Prefeitura, inclusive na construção do novo Presídio Estadual, tem constante monitoramento.
O encontro desta tarde contou com a Policia Rodoviária Federal (PRF), 3º BPAT e os delegados Arthur Reguse, da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), delegada Deise Salton Brancher Ruschel, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Maria Isabel Zerman, da 1ª Delegacia de Polícia de Bento e Álvaro Becker, titular do 2º Distrito Policial (2º DP).
O Poder Judiciário não tem se manifestado publicamente diante dos recentes fatos e de 33 mortes ocorridas neste ano no município.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Prefeitura de Bento
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana