O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos, a aprovação escolar e o aprendizado em português e matemática. Para isso, o Ideb é dividido entre os anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio, sendo divulgado a cada dois anos.
Conforme divulgado nesta segunda-feira, 03, pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, no Ideb 2017 Carlos Barbosa obteve o índice geral de 6,9 nos anos iniciais, sendo que para chegar nesta média foi realizado um cálculo entre a rede municipal de ensino, que alcançou 7,3 e a rede estadual, com média de 6,6. O índice de 6,9 representa a 41º posição a nível estadual, sendo que dentre as escolas da rede municipal o índice obtido deixa Carlos Barbosa na 7º posição em nível estadual e na 2º colocação dentre os municípios que integram a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – Amesne.
Já nos anos finais o índice geral obtido foi de 5,6, o que representa a 35º posição no Estado. As escolas municipais conseguiram a média de 5,7, desta forma, ocupam o 18º lugar estadual e a 2ª colocação dentre os municípios integrantes da Amesne.
O principal destaque barbosense é a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Santa Luzia, localizada na comunidade de Santa Luiza, que nos anos iniciais obteve a média de 8.1, enquanto a meta era de 6,0. Nos anos finais, os estudantes também se destacaram, ficando acima da média do município, com 5,8.
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro