Inclusão no mercado de trabalho e geração de renda para pessoas em vulnerabilidade social são a base das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Habitação e Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho. Somente neste ano, mais de mil pessoas foram encaminhadas para vagas de emprego em Bento Gonçalves.
De janeiro a agosto deste ano, 4.360 pessoas utilizaram os serviços oferecidos pelo programa, tendo como prioridade beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e credenciados no Cadastro Único. Além do encaminhamento para oportunidades profissionais, dentre suas ações, o Acessuas atua constantemente na qualificação da comunidade a partir da promoção de palestras, cursos e oficinas para famílias e adolescentes.
Em 2018, foram capacitadas 2.863 pessoas nas cerca de 30 atividades realizadas, que abrangeram cursos de lanches rápidos em parceria com o Senac, cursos de informática em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), oficinas de como se portar em entrevista de emprego e de elaboração de currículos, e aulas de português para os imigrantes haitianos.
Para a secretária da pasta, Milena Bassani, a iniciativa transforma a realidade dos beneficiados. “Proporcionar para pessoas que estão em situação de risco ou de vulnerabilidade social a capacitação e a inclusão no mercado de trabalho é de extrema importância, como forma de garantir o direito a cidadania. Queremos cada vez mais buscar parcerias para que mais usuários sejam incluídos no mercado e tenham a sua independência financeira”, salienta.
O próximo curso disponibilizado pelo Programa inicia no dia 14 de setembro, e abordará técnicas de jardinagem, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Campus Bento Gonçalves, com participantes selecionados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS’s), todas as sextas-feiras. A ação contará com a parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Revivi.
Na contramão da crise
Nos primeiros cinco meses deste ano, foram admitidos 8.177 pessoas em Bento Gonçalves. O saldo positivo mostra que o Município se mantém estável e a frente de outros municípios da Serra Gaúcha, ocupando o 2° lugar na região, apenas abaixo de Caxias do Sul nos índices de contratações.
Enquanto no Brasil a taxa de desocupação fechou em 12,2% no ano de 2018, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam 2,44% no índice de desempregos no Município.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/ SEMHAS
Estado paga terceiro lote do Aluguel Social e da Estadia Solidária
Tradição e inovação se encontram na Feira da Agricultura Familiar do Acampamento Farroupilha
Menino de um ano e sete meses, que morreu em Bento, morava junto a outras 12 pessoas em uma pequena casa