Aldo Lazzari e família, moradores de Marcorama, estão entre os primeiros do Estado a se certificar para comercializar vinho colonial, de acordo com a Lei 12.959/2014. A inauguração da La Nostra Cantina, registrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF/SDR), ocorreu nesta quarta-feira, dia 8, oportunidade em que também foi comemorado o aniversário de 55 anos da Emater em Garibaldi.
Para a adequação da agroindústria à Lei do Vinho Colonial, um dos critérios é o registro no PEAF, em que o papel da Emater é fundamental para a orientação ao produtor. Além desta, há mais quatro agroindústrias de vinho colonial sendo legalizadas no município.
“Esta nova lei traz muito alento e vai transformar o negócio de muitos produtores”, avalia o chefe do escritório da Emater de Garibaldi, Vanderlei Cercatto. “Mais indústrias como esta podem melhorar muito o setor e estimular o cultivo de uvas de qualidade”, acrescenta.
A importância da legalização para a permanência da família no campo foi lembrada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Luciano Rebelatto, que reafirmou o desejo de contar com mais vinícolas deste porte no município.
A gerente regional da Emater da região Caxias do Sul, Sandra Dalmina, destacou a parceria e envolvimento entre entidades para viabilizar a adequação do empreendimento, bem como a criação de políticas públicas nesse sentido.
O vice-prefeito Antonio Fachinelli e o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, parabenizaram o aperfeiçoamento da família para ser uma das primeiras a ser certificada no Estado.
Emocionado, o produtor anfitrião Aldo Lazzari agradeceu a presença dos convidados e revelou o desejo de aumentar a produção de 14 mil para 20 mil litros na próxima safra, com a ajuda do trabalho da esposa Adriana e do filho Guilherme.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Crédito das foto: Priscila Pilletti
Programação do Ruas de Lazer acontece no próximo domingo
Cooperativa Garibaldi arremata 14 medalhas em concurso em sua cidade natal
Sicredi Serrana realiza Fórum de Transformação Social com foco na educação