A Escola Pública de Trânsito do DetranRS oferece mais uma edição do Curso de Educação para Pedestre. Com início em 27 de agosto, a formação direcionada especialmente para professores do ensino fundamental é realizada integralmente a distância e tem duração de 20 horas, distribuída em cinco semanas.
“Assim como os condutores tem uma formação específica, os pedestres também precisam de orientações mínimas para utilizar o espaço público com mais segurança e consciência. E os professores têm a oportunidade de trabalhar essas questões em aula com seus alunos na idade em que começam a ganhar as ruas”, explica a coordenadora de ensino a distância do Detran, Adriana Reston.
Entre os temas abordados estão o papel do multiplicador; aspectos conceituais, históricos e psicopedagógicos do trânsito, a interdependência entre o quadro de acidentalidade, a dinâmica do impacto (em caso de atropelamento) e a fragilidade dos corpos; os cuidados para minimização dos riscos e os princípios que repercutem na qualidade da convivência no espaço público.
Também são trabalhados a abordagem do tema na escola, as diretrizes nacionais de educação para o trânsito e alternativas didáticas adequadas às características do público infanto-juvenil.
Em dois anos em meio, o DetranRS já realizou 20 edições desse curso, formando cerca de 400 professores multiplicadores. A formação é gratuita e as inscrições podem ser feitas neste link.
Fonte: DetranRS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor