Um Dia do Vinho para brindar como, onde e quando puder

Campanha cria movimento em torno da data com a realização de lives, jantares, descontos especiais, filó italiano, vinho personalizado, experiências ao ar livre, além de sorteio nacional

O Dia do Vinho Brasileiro 2021 está sendo diferente de todos os anteriores, mas não menos emocionante. A vontade de brindar com os amigos, o desejo de aglomerar, a saudade dos encontros, tudo isso tem achado alento em um gole de vinho, o grande companheiro do momento. Talvez seja por isso que a máxima de que o vinho aproxima as pessoas e faz amigos, tenha se tornado cada vez mais presente. Um brinde compartilhado por vídeo faz o longe virar perto, e o ritual de abrir uma garrafa é capaz de transportar o pensamento para memórias afetivas inesquecíveis. Esta é a proposta da campanha ‘Ah, como é bom!’, criada para celebrar o Dia do Vinho Brasileiro 2021, um movimento que convida as pessoas a comemorar a data como, onde e quando for possível.

Vinícolas, restaurantes, bares e hotéis de diversas regiões produtoras de vinho do país estão mobilizados em torno do Dia do Vinho, oferecendo diversas experiências. Para os locais onde o turismo está aberto, seguindo os protocolos de segurança, a programação inclui jantares harmonizados, filó italiano, vivências ao ar livre como piqueniques e até o envase do próprio vinho.

No digital, o movimento se encontra por meio de lives e de uma ação que convida as pessoas a postarem suas experiências, seja em casa, seja nos atrativos turísticos. Com a #meudiadovinho, apreciadores de vinho e apaixonados por viagens estão compartilhando suas emoções, marcando a vinícola do vinho que estão degustando e seguindo @diadovinhobrasileiro. Assim, estão concorrendo ao sorteio de kits com vinhos brasileiros e vouchers para o passeio da Maria Fumaça e visita ao Parque Temático Epopeia Italiana.

O projeto tem o patrocínio master do Boulevard Convention e apoio da Uvibra – Consevitis. Também são patrocinadores o Sebrae RS, as Secretarias de Turismo de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul, as vinícolas Aurora (Bento Gonçalves – RS), Campestre (Vacaria – RS), Geisse (Pinto Bandeira – RS), Góes (São Roque – SP), Guatambu (Dom Pedrito – RS), Pizzato (Bento Gonçalves – RS) e Garibaldi (Garibaldi – RS) e a Giordani Turismo.

 

CIDADES DESTINO

Em Antônio Prado, há 180 km de Porto Alegre, por exemplo, a cidade mais italiana do Brasil, acontecerá um jantar no dia 28 de maio, exclusivo para mulheres. ‘Entre prosas, taças e belas, a noite é só para elas’ está sendo organizado pela Casa Olivo Vinhos e Bistrô. Com mais de 100 anos de história, a cidade possui um acervo arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. O Museu tem mais de 500 objetos que contam a história de um cotidiano de muito trabalho. Além disso, o conjunto de casarios de madeira formam o cartão postal do lugar.

Capital Brasileira do Vinho, Bento Gonçalves é terra da Maria Fumaça, do Vale dos Vinhedos, dos Caminhos de Pedra, da Rota Cantinas Históricas, do Vale do Rio das Antas e da Rota Encantos de Eulália, é parada obrigatória. A Pipa Pórtico dá as boas-vindas e a La Fontana, chafariz com água da cor do vinho na Via Del Vino, são símbolos emblemáticos da cidade. Na Pizzato Vinhas e Vinhos, no Vale dos Vinhedos, é possível participar de degustações com harmonização de queijos e de charcutaria regional gaúcha. Já na Vinícola Aurora, a maior vinícola do Brasil com mais de 1,1 mil famílias associadas, a visitação subterrânea e a degustação na sala do chafariz do Deus Baco são uma viagem pelo tempo.

Em Flores da Cunha, maior produtor de vinhos do Brasil, a grande aposta é no desconto especial na compra de vinhos e espumantes. A iniciativa envolve tanto vinícolas como restaurantes. Lá, é possível visitar a Rota das Vinícolas dos Altos Montes, o Roteiro Turístico Caminhos da Colônia, o Otávio Rocha Vila Colonial ou a Rota Turística Vales da Serra.

Em Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante, tem promoção com até 50% de desconto, além de uma experiência em que é possível envasar o próprio vinho direto da barrica. E pra quem curte este universo dos sentidos, a Cooperativa Vinícola Garibaldi está organizando uma live no dia 4 de junho com quatro profissionais do mundo do vinho. A cidade tem, entre outros, a Rota do Espumante, a Estrada do Sabor, o passeio de Tim Tim, a Via Orgânica e a Rota do Cicloturismo.

Em Monte Belo do Sul, município com pouco mais de 2,5 mil habitantes e que fica ao final da estrada do Vale dos Vinhedos, as opções são muitas. A cidade é pequena, mas a diversidade turística é farta. O maior produtor de uvas per capita da América Latina mergulhou no Dia do Vinho com muitas atrações. Tem almoços e jantares alusivos à data, descontos em vinícolas com frete grátis e degustações guiadas.

Todas estas cidades são cenário perfeito para curtir a natureza, a cultura regional, a diversidade gastronômica, a hospitalidade e, claro, brindar com excelentes vinhos e espumantes. E tudo isso longe de grandes centros, de aglomerações, com atrativos que estão, em sua grande maioria, no interior. São vivências para curtir sem pressa, com privacidade e em segurança. Mas as experiências vão muito além da Serra Gaúcha. Na Campanha, por exemplo, em Dom Pedrito, a Guatambu prepara um super evento no dia 5 de junho, com uma vertical inédita para o lançamento do Épico VI, além dos oito anos da vinícola e do Dia do Vinho. A ação marca a retomada do enoturismo. E tem, ainda, São Roque, em São Paulo, onde a Vinícola Góes oferece uma ampla estrutura com o Tour dos Vinhedos, Wine Bike, cursos, degustações e um parque que inclui muita natureza, lago, restaurante, coreto com música ao vivo e, claro, a loja de vinhos.

Na Vinícola Geisse, em Pinto Bandeira, o Open Lounge é um convite ao relaxamento e bem estar com exclusividade. Ao ar livre é possível harmonizar espumantes premiados com finger foods, boa música e natureza. Destaque para as empanadas chilenas, tortinhas, tapas, tábuas, caldos e sobremesas. Em Vacaria, a maior cidade dos Campos de Cima da Serra, fica a majestosa Vinícola Campestre, um cenário que lembra a Toscana. O complexo inclui uma ampla loja de vinhos, um terraço encantador com vista para o vinhedo, áreas para piquenique ao redor de um lago, museu e uma cantina com espaços surpreendentes.

 

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

 DIA DO VINHO ONLINE 2021

– Live com 12 influenciadores do mundo do vinho e do turismo

Data: 1º de junho

Horário: 20h, no canal do Dia do Vinho no Youtube

Influenciadores: Leandro Baena – @chorodavideira, Ricardo Souza – @bons_vinhos, Lisiane Gouvêa – @li_vino_, Bob Júnior – @confrariadobob, Maria Barreiros – @vinhocommaria, Alexandra Aranovich – @amoserragaucha e @cafeviagem, Maicon Atuatti – @floripa2go, Deisi Remus e Guilherme Cury – @euamovinho, Lily Pestana – @apaixonadosporviagens, Renata Araújo – @youmustgoblog, Symone Dias – @viajandocomsy e Diego Fabris – @winelocals.

Mediação: jornalista Lucinara Masiero

 

CAMPANHA ‘AH, COMO É BOM!’

– Sorteio de kits Dia do Vinho

Data: de 10 de maio a 6 de junho

Como participar? Postar foto de experiência vivida com vinho brasileiro usando a #meudiadovinho e marcando a vinícola do vinho degustado.

Sorteio: dia 6 de junho com divulgação às 18h nos canais da ação

Prêmios: 10 kits com oito vinhos e espumantes brasileiros e vouchers para passeio da Maria Fumaça e visita ao Parque Epopeia Italiana.

  

Mais informações e programação em  www.diadovinho.com.br

 

Fonte: ConceitoCom
Foto: Divulgação