Turismo de Bento tem primeiro encontro do ano e avalia ações do setor

Na primeira reunião do trade turístico realizada neste ano, que ocorreu nesta quinta-feira (9), nas dependências do Hotel Dall’Onder Vittoria, foram apresentados números do setor de outubro de 2016 a fevereiro de 2017. Destaque para a realização de uma média de mais de três eventos por mês na cidade, movimentando a economia, comércio e serviços.

Alguns realizados em outubro como o Bento em Dança, o XV Congresso Brasilerio de Biomedicina e III Congresso Internacional de Biomedicina, o 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho – OIV; em novembro com o IV Simpósio Internacional de Escultores, a Sparkling Night Run, Festival Àkókò Àwo Dúdú – Tempo da pele Negra, o Campeonato Gaúcho de Motonáutica, em dezembro a programação do Natal Bento, com espetáculos como destaque, até janeiro com as pré-temporadas do Juventude e Tubarão, e a abertura do Bento em Vindima.

“São eventos importantes que trazem dinheiro para o município. Além do gasto médio que representa volume gasto na hotelaria, comércio, passeios, alimentação e bares. Ajudam a diminuir a sazonalidade”, disse o secretário Municipal de Turismo, Gilberto Durante.

O 8º Bento em Vindima iniciou dia 19 de janeiro e termina dia 19 deste mês, quando será possível a obtenção de números mais atualizados, como ocupação e fluxo de visitantes.

“A gente percebeu em alguns momentos um fluxo bastante intenso, em outros volume menor”, afirmou o secretário. Por um lado há a fuga do destino sol e mar, da concorrência com as prais no período, por outro, despesas como IPVA, IPTU, escolas com as crianças, entre outros, pesam neste momento.

O desafio maior para 2017 ainda é aumentar o tempo de permanência do visitante na cidade. Para isto, uma série de ações estão sendo viabilizadas na promoção e divulgação do roteiro turístico Bento Gonçalves, tais como: capacitações de agentes e operadores de turismo, a participação de feiras e eventos, além de uma programação já definida a ser aplicada durante o ano. São pelo menos 15 feiras que Bento deverá participar.

Os empreendedores ainda acompanharam a apresentação do evento FIMMA – Feira internacional de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira – que ocorre de 28 a 31 de março, pela diretora executiva da Movergs (Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul), Cândida Cervieri, do projeto Bento 360 e do case Pousada Tasca.

Encerrando a Vindima, o turismo local prepara-se para uma programação especial com o Bento em Páscia, de 7 a 16 de abril.

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora