Turismo apresenta reestruturação da Via Gastronômica, em Bento

A Prefeitura de Bento Gonçalves está presente no dia a dia da população investindo em infraestrutura, atuando na saúde e preservando o bem-estar. Com esperança, trabalho e compromisso começa trilhar novos caminhos para Bento Gonçalves. Nos próximos meses será dado início a diversos projetos nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.

Nesta terça-feira, 1º, foi apresentado o projeto de reestruturação da Via Gastronômica. O local abriga cerca de 80 empreendimentos entre restaurantes, bistrôs, comércio, hotel e outros. As obras foram apresentadas para imprensa e empresários.

Conforme a diretora adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer será feita a troca de todo passeio público, nova pavimentação em toda extensão da pista, revitalização dos equipamentos urbanos como luminárias (led), bancos, cadeiras e mesas, e alargamento de calçada. “É um projeto que irá priorizar o pedestre, todas as modificações foram estudadas e atendem as necessidades para que o espaço se transforme em um local que os moradores e visitantes possam aproveitar o melhor da cidade”, disse.

A obra também compreende nova tubulação da rede de esgoto, realocação dos containers de lixo, colocação de lâmpadas de led e pavimentação das vias paralelas, tirando o fluxo de caminhões da via principal.

O projeto começou a ser idealizado ainda em 2006, com o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh). Na época, 09 empreendimentos integravam o local. “É um dia histórico para os empreendedores dessa região, estamos vivenciando a realização de um sonho. Lá naquela época já iniciamos o processo para transformar esse espaço de experiências únicas e vivências memoráveis. E hoje vemos nossa história sendo valorizada e o setor sendo priorizado. Agradecemos o poder público por ter atendido o nosso pedido, colocado o projeto embaixo do braço e auxiliado na idealização desse projeto com olhar diferenciado e arrojado. Uma ação para Bento Gonçalves”, disse emocionada a diretora executiva do SEGH, Márcia Ferronatto.

O Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto evidenciou que a obra vai qualificar a única rota gastronômica da cidade, que abriga o complexo Cultural composto por Museu do Imigrante, Casa das Artes, Rua Coberta e praça Achyles Mincarone. “É uma obra para comunidade de Bento Gonçalves, este projeto será um marco para o fluxo turístico da nossa cidade, além disso se caracterizará como um ponto de encontro para nossa população”, disse.

A obra está prevista em duas etapas, iniciando pelo Perímetro Rua Herny Hugo Dreher até entroncamento com a Rua Xingú, em um total de 600 m, e após perímetro da Avenida Planalto entre Rua Herny Dreher e Carlos Flores, em uma área total de 700m. O investimento previsto é de R$ 2,5 milhões na primeira etapa.

O prefeito Diogo Siqueira destacou que é um projeto que proporciona para cidade um espaço diferenciado. “Estamos trabalhando fortemente nas ações de saúde da nossa população, mas com os olhos projetados para o pós-pandemia para quando tudo passar estarmos prontos. Esse projeto atende um pedido do empresariado da região, mas também contempla toda nossa população, que irá receber um ambiente seguro, qualificado e que será uma marco para nossa cidade. É resultado de muito planejamento, estudo e trabalho”, ressaltou.

 

Foto: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves