Três convenções partidárias dão início à corrida eleitoral em Bento

O sábado, 5 de setembro, foi marcado pelo início da movimentação oficial em torno da corrida eleitoral para prefeito, vice e vereadores em Bento Gonçalves. Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB) e Amarildo Lucatelli (Progressistas) foram aclamados candidatos a Prefeito e Vice pela Coligação à Majoritária Gente que faz Bento, que também conta com o apoio do Republicanos.

A mobilização iniciou pela manhã, quando a Câmara de Vereadores sediou a Convenção do Progressistas, que iniciou às 8h e encerrou por volta das 12h30. Na oportunidade, foi referendada a candidatura a vice-prefeito do vereador e ex-secretário do Governo Pasin, Amarildo Lucatelli. Além disso, foi confirmada a coligação com os partidos da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Republicanos, na Majoritária – denominada Gente que faz Bento – e apresentada a nominata de concorrentes às 17 vagas na Câmara de Vereadores, composta pelos seguintes candidatos:

Abel Pompermayer
Anderson Zanella
Ângela Refatti
Davi Da Rold
Delarci de Lima (Cascão)
Edson Biasi
Eduardo Viríssimo
Elson Schneider
Iraci Speranza
João Lima
Luiz Gromowski
Patrícia Da Rold
Pedro Della Corte
Rafael Pasqualotto
Raquel Vieira
Roberto Antônio Cainelli
Simone Ramos
Sônia Zardo
Thiago Fabris
Valdemir Marini
Volnei Christofoli
Zilda Nuncio

No início da tarde foi a vez da Convenção do PSDB, ocasião em que foi aclamada para Prefeito na eleição 2020 a candidatura de Diogo Segabinazzi Siqueira. Siqueira foi prefeito de Santa Tereza em dois mandatos – 2009/2012 e 2013/2016; presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) em 2013 e secretário Municipal da Saúde de Bento Gonçalves de 2016 a 2020, na segunda gestão de Guilherme Pasin (Progressistas). É dentista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS). Na reunião também foi apresentada a nominata de candidatos a vereador:

Cláudio Leandro Castanho Machado
Clóvis Chaves Prates
Dainara Porto Nunes
Gilmar Pessutto
Henrique Nuncio
Iara Andrade Machado Lovat
Jandira Arnort Kaezala
Jocelito Leonardo Tonietto
José Lúcio Paludo
Jucimar Reginatto
Lucas da Rosa Silveira
Márcio Possamai
Patrícia da Silva Minozzo
Paulo César Gonçalves dos Santos
Salete Corrêa
Sidinei da Silva
Wesley Teixeira Gomes

Na sequência, foi a vez do Republicanos reunir seus filiados no mesmo local. Além de confirmar a participação na coligação Gente que faz Bento, o Partido também apresentou sua nominata de candidatos ao Legislativo Municipal:

Adilson Antônio da Silva
Alessandra Romagna
Ângela Maria Guamerin
Ari José da Silva
Celso Luis da Rocha
Clairton José da Silva
Cláudia Belotti
Demodio Wagner
Eliane Tartari
Fabiano Araldi
Leopoldo Benatti (Raquete)
Letícia  Bonassina
Marceli Leal
Marcos Barbosa
Renato Bolzzoni
Robson de Castro
Rodrigo Manica
Rogério Rosalen
Rosane Dias

As convenções foram realizadas mantendo todos os protocolos de distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e aferição de temperatura. O único momento em que os candidatos tiraram as máscaras foi durante os pronunciamentos, como também, por solicitação da imprensa, para a foto da dupla de candidatos à Majoritária.

Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Fotos: Mônica Rachele/Rádio Difusora