Título de registro no SIM é entregue a mais dois estabelecimentos em Bento

Mais dois estabelecimentos receberam o Título de Registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O documento foi entregue pelo prefeito Guilherme Pasin, acompanhado do secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, e do coordenador do SIM, Cristiano Selbach, nesta quarta-feira, 22.

O título que foi entregue ao Supermercado Cesca e a agroindústria de ovos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves, garante a legalização para comercializar produtos de origem animal. O SIM, setor vinculado à SMDA, é o órgão fiscalizador dos estabelecimentos que se dedicam ao abate, industrialização e/ou comércio desse tipo de produto, e tem suas ações executadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA).

“Antes do registro no SIM, os estabelecimentos, por meio do alvará sanitário, tinham a permissão apenas para o corte e a manipulação dos produtos de origem animal. A partir de agora, os locais funcionam como uma espécie de indústria, podendo também beneficiar os produtos, processar, temperar ou empanar, por exemplo”, explica Selbach.

A partir da certificação, o Supermercado Cesca passará a fabricar produtos temperados e bifes à milanesa. “O título é uma diferenciação e ele se torna importante, pois permite que a gente possa temperar e industrializar os nossos produtos, com o nosso padrão de qualidade, fazendo com que tenhamos uma exclusividade. Com certeza teremos um incremento nas vendas. Essa obtenção de título iniciou em outubro do ano passado, quando começamos com as adequações. O papel da Secretaria da Agricultura foi o de orientação e da aplicação da lei, me orientaram do que e como eu deveria fazer para obter o SIM. Para mim essa conquista é um grande orgulho”, destacou o proprietário Neimar Cesca.

O veterinário do IFRS – Campus Bento, Domenico Weber, relata o papel do título para a agroindústria localizada na Estação Experimental de Tuiuty. “O principal fator que vai agregar é na questão do ensino, pois os alunos do tecnólogo em alimentos vão poder fazer a prática nessa agroindústria e do tecnólogo em agropecuária poderão acompanhar o ciclo completo da criação de aves, desde a criação da galinha à agroindústria. Os ovos oriundos serão todos utilizados na alimentação dos alunos. A Secretaria foi muito importante, desde o incentivo à legalização a todas as orientações técnicas”, ressaltou.

“Estamos garantindo ao consumidor a entrega de um produto com qualidade e de origem confiável, que está dentro de todos os critérios necessários de higiene, conservação, matéria-prima adequada e controle da temperatura. A comunidade ganha muito com isso. Parabéns”, salientou o prefeito Guilherme Pasin.

O SIM de Bento Gonçalves é referência para todo o Estado. O número de estabelecimentos registrados apresenta uma crescente, passando de 5 em 2017, para 18 em 2020.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Laura Kirchhof