Técnico em Guia de Turismo EAD é opção de curso no Senac Bento Gonçalves 

Apesar de ser diretamente afetada por causa da pandemia, a profissão de Técnico em Guia de Turismo já prevê retomada para 2021. Uma pesquisa realizada com mais de 20 mil pessoas pelo Booking.com, site especializado na reserva de hospedagem, revela as tendências para o turismo. E os dados mostram, principalmente, que os brasileiros querem viagens mais curtas, gastronômicas e sem muito luxo. 64% deles afirmam que gostariam de viajar no futuro para compensar o tempo perdido em 2020. Ciente da demanda por profissionais qualificados para o atendimento dessa retomada, o Senac Bento Gonçalves está com inscrições abertas para o curso Técnico em Guia de Turismo EAD. A aula inaugural on-line será realizada no dia 5 de abril, das 19h às 20h.

Segundo a coordenadora do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac EAD, Mariana Almeida Hoff, durante a pandemia, a qualidade de vida se tornou uma prioridade na vida das famílias, que prezam a cada dia pela sua liberdade e por viverem experiências significativas. “O turismo se prepara para um novo movimento de viagens regionais e nacionais como prioridade na escolha de destinos. Com isso, crescerá a demanda do setor por guias de turismo com conhecimento técnico e habilidades para apresentar tradições, culturas e costumes de cada destino. Então, para quem deseja ingressar nesse ramo, é preciso estar preparado com uma qualificação técnica de qualidade”, afirma.

Com a duração de 13 meses, o curso Técnico em Guia de Turismo capacita o aluno a ser o profissional responsável pela recepção, pela condução, pela orientação e pela assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbitos local, regional e nacional. O participante aprenderá a informar aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos das localidades visitadas, a apresentar e a organizar roteiros e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante.

Mudança de carreira 

Há quatro anos, após conhecer uma agência de viagem de Bento Gonçalves, Valdecir Coinoski largou a profissão de eletricista automotivo para, incentivado por uma amiga, dedicar-se na área do turismo. Foi então que decidiu cursar o Técnico em Guia de Turismo do Senac EAD. Foram dois anos de formação: “É gratificante estar formado e me sinto pronto para trabalhar na área”.

No curso, Valdecir realizou inúmeras viagens e aprendeu em cada detalhe as informações necessárias para atender os passageiros. “Cada viagem, uma nova história. A profissão permite conhecer pessoas novas, as belezas da natureza e diversos pontos turísticos”, comenta. Os lugares que mais gosta de visitar são praias, clubes, parques aquáticos, trilhas, caminhadas, estádios de futebol, city tour, turismo de esporte e outros tipos de aventuras.

Quando tudo voltar ao normal, o profissional projeta seguir na área, conhecer novos roteiros de destinos, aperfeiçoar-se ainda mais e fazer um curso de Espanhol. “Apesar do momento ter nos atrapalhado muito, sinto-me feliz em concluir o curso e quero me preparar ainda mais para desempenhar minha função com excelência”, ressalta

Formado no curso Técnico em Guia de Turismo, Valdecir Coinoski afirma estar muito feliz com a conclusão da formação e se sente pronto para trabalhar em qualquer lugar. “É muito gratificante trabalhar, viajar e conhecer as belezas da natureza e os lugares que temos para visitar. Cada viagem é uma nova história e um novo capitulo”.

A metodologia de ensino a distância do Senac é centrada no aluno, enfatizando o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado de trabalho, além de apresentar menor custo com deslocamento e a possibilidade de conciliar os estudos e a vida profissional. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ead.senac.br/polos/rs/bento-goncalves.

 

Fonte: Usina de Notícias
Foto: Michel Marchetti / Divulgação