Susepe transfere todos presos que aguardavam vagas em delegacias

O Departamento de Segurança e Execução Penal da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) encaminhou todos os detidos que aguardavam vaga nas delegacias de Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Sinos para a Penitenciária Estadual de Canoas 2 (Pecan 2).

Nenhum preso está alojado em viaturas. Nas delegacias, ainda permanecem 51 pessoas que foram detidas nas últimas 24 horas e que aguardam os trâmites legais. Todos presos serão encaminhados ao sistema prisional e a transferência é executada pela Brigada Militar ou pela Polícia Civil.

A Pecan 2 tem seis galerias, sendo que 544 vagas já estão em fase de ocupação. Desde o fim da tarde do último domingo (29), 303 detentos já foram transferidos para o estabelecimento prisional.

As duas primeiras galerias da Pecan 2 foram abertas em 2017, sendo uma em julho e a outra em setembro. Quatro galerias têm 128 vagas cada. Outras duas contam com 144 vagas cada.

A Susepe pretende abrir as Pecan 3 e 4 após formação dos 480 agentes penitenciários e administrativos, cujas nomeações estão previstas para os próximos dias. O Complexo Penitenciário de Canoas vai oferecer 2.808 vagas para o regime fechado.

Fonte: Palácio Piratini

Foto: Caroline Paiva/Susepe