SMMAM informa sobre podas de árvores em Bento

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria do Meio Ambiente, realiza o manejo das árvores em áreas públicas (calçadas, praças e áreas verdes). E neste período de poda alerta para destinação correta dos galhos.

As podas são feitas preferencialmente no período do inverno (entre maio e agosto) com critério técnico, de maneira a preservar o quanto possível o formato original da planta e de modo a compatibilizá-la com o espaço físico existente.

Porém as podas e cortes de árvores em provável risco são feitas o ano inteiro, contando também com o apoio da Defesa Civil. Além das árvores, a SMMAM faz a manutenção dos jardins das praças e áreas públicas em geral. Nas áreas particulares a responsabilidade sobre podas e cortes de vegetação é do proprietário, sempre com autorização do órgão competente (Secretaria do Meio Ambiente – Licenciamento Ambiental).

De acordo com o secretário, Claudiomiro Dias a secretaria faz a coleta dos galhos que são resultado das podas realizadas em áreas públicas. “Precisamos que os proprietários tenham cuidado e não realizem o corte de árvores sem autorização, principalmente deixando galhos nas ruas. Temos um cronograma de recolhimento destes galhos, e neste período encontramos muito material descartado irregularmente”, disse.

Na área central e praças, as árvores são monitoradas constantemente pela equipe. As solicitações de corte de árvores em risco nas áreas públicas, devem ser requeridos diretamente na SMMAM, através de formulário próprio. Todas as podas e cortes requeridos pela população são avaliados pelos técnicos, quanto a necessidade ou não da realização do serviço.

Legislação vigente

O município possui em vigor a Lei Municipal 2298 de 15/dez/1993 que disciplina a arborização urbana e conta também com a CMAU(Comissão Municipal de Arborização Urbana) que acompanha o manejo das espécies já implantadas e planeja os plantios, observando a legislação em vigor.

Responsabilização

As podas e cortes de árvores em áreas públicas feitas por particulares, podem ser denunciadas ao fala cidadão e serão dirigidas à Fiscalização Ambiental, que tomará as providencias cabíveis a cada caso. As multas variam de R$ 43,52 a R$ 2.901,60 por árvore.

Cronograma de podas 2021

Junho – Zona Norte: Progresso, Universitário, São Vendelino, São João, Ouro Verde, Aparecida, São Roque e Loteamento Bertolini.

Julho – Zona Sul: Botafogo, Santa Marta, Santa Helena, Fátima, Santo Antão, Imigrante, Santa Rita e Verona.

De 1º a 15 de Agosto – Zona Leste: Licorsul, Fenavinho, Vila Nova, Barracão, Eucaliptos e Cohab.

De 15 a 30 de Agosto – Zona Oeste: Conceição, Pomarosa, Municipal, Jardim Glória, Vinosul e Maria Goretti.

BentoOuv

Pedidos de poda podem ser realizados diretamente no BentoOuv

Página da ouvidoria http://0800.bentogoncalves.rs.gov.br/registra/manifestacao

WhatsApp: (54) 30557142.

Atendimento telefônico: 0800 979 6866

E-mails: [email protected] e [email protected]

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento Gonçalves