SIMMME comemora 40 anos nesta quinta-feira, dia 1º

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME) comemora nesta quinta, 1º de setembro, 40 anos de fundação. Foi nesta data, em 1976, que a Associação das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, existente deste 1974, recebeu a Carta Sindical que lhe conferiu poderes para atuar como Sindicato.

Quem iniciou todo o processo foi o industrial Emyr Farina que, sentindo a necessidade das indústrias em negociar acordos e dissídios coletivos com os trabalhadores, uma vez que esta base territorial pertencia a Porto Alegre, deu andamento aos trâmites legais com o Ministério do Trabalho e conquistou um Sindicato para atender na Região. Emyr Farina presidiu o Sindicato desde a sua fundação até o ano de 1989, quando passou o comando para o empresário Ayrton Luiz Giovannini.

Atualmente, segundo dados coletados pela pesquisa realizada anualmente pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e apresentados na revista Panorama Socioeconômico, o setor metal-mecânico ocupa o segundo lugar na economia do município.

O setor metalúrgico tem uma tradição de mais de cem anos no município. A primeira empresa foi a Farina S/A, fundada em 1886 como oficina de consertos e após como fundição, sendo atualmente um importante fornecedor de peças para a indústria automobilística. Hoje são mais de 320 as indústrias representadas pelo SIMMME, que geram cerca de 5.000 empregos diretos e milhares de indiretos.

Além disso, o Sindicato fechou uma parceria com o Sebrae, visando a prospecção de novos negócios por meio de Arranjos Produtivos Locais (APLs), de seminários para a melhoria da gestão das empresas, entre outras ações, realizadas na nova sede, e ampliando as parcerias já firmadas com o Senai/Cetemo, com a UCS, com o Cepromec, entre outras.

Entre os principais produtos fabricados estão, além de peças para a indústria automobilística, redutores, metais sanitários, peças fundidas, luminárias, condutores elétricos, acessórios para móveis e para indústria coureiro-calçadista, móveis de aço e tubulares, máquinas para as indústrias de móveis, de envase e embalagens, serras, brocas, porta pallets, mezaninos, racks, moldes para fundição e injeção plástica, fogões industriais e domésticos, churrasqueiras rotativas, aramados, funilarias, esquadrias, estruturas metálicas, refrigeração industrial, entre outros.

Os presidentes
Emyr Farina – Gestão 1976/1989
Ayrton Luiz Giovanni – Gestão 1989/1995
Dárwin João Geremia – Gestão 1995/1998
Ivanir Foresti – Gestão 1998/2001
Carlos Bertuol – Gestão 2001/2004
Vanius de Bacco – Gestão 2004/2007
Juarez José Piva – Gestão 2007/2016

Piva à frente por mais três anos
No próximo dia 22 de setembro, o SIMMME estará promovendo eleições para escolha da nova Diretoria para mais um mandato e o empresário Juarez José Piva lidera a nominata para mais três anos.

Para a eleição que concorre no próximo dia 22 a chapa única registrada está assim composta está composta também pelos seguintes empresários: Fabiana Geremia Bucco, Márcio Chiaramonte, Ivacir Foresti, André Dreher Giovannini, Clóvis Francisco Ferri, Ressoli dos Santos Pedroso, Lorenço Gregio, Ivanor Fabris, Marcia Zanatta, Vander Geremia, Juliano Massocco, Ferdinando Geremia, Aldino Pozza, Antônio Bertolini, Odacir Bortolini, Higino Biratello, Lívio Martinho Rizzi, Valeri Antonio Pertile, Ayrton Luiz Giovannini, Carlos Bertuol e Gládis Carmem Milani Stringhini.

Fonte: Reflexo Comunicação