Sicoob Central SC/RS promove em Bento o 9º Encontro dos Dirigentes

O Sicoob Central SC/RS promove no dia 18 de outubro, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, o 9º Encontro dos Dirigentes, que este ano terá como tema central a segurança da informação. Quatro palestrantes irão abordar a questão sob diferentes enfoques.

“A informação é hoje o maior patrimônio de uma organização, que deve ser administrado adequadamente e protegido de ataques cibernéticos que possam pôr em risco os negócios e a segurança dos dados”, disse o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva. O Brasil é o 2º país que mais sofre com ataques cibernéticos, que geram muitos prejuízos financeiros, perda de sigilo e de credibilidade.

O credenciamento será no dia 17 de outubro, das 15 às 18 horas. Às 8h30 do dia seguinte será a solenidade de abertura, seguido de palestra com Eduardo Batista, sócio da PricewaterhouseCoopers (PwC), sobre a “Resolução CMN 4.658/2018 – Política de Segurança Cibernética em Instituições Financeiras – abrangência e impactos”. Às 9h45 haverá um talk show com a Icatu Seguros.

Após o intervalo para café, a palestra será com Márcio Alexandre, superintendente de Governança de TI, Segurança e Inovação e Adriano Carmo de Assis, gerente de Tecnologia da Informação do Sicoob Confederação, sobre “Ações e soluções do Sicoob para conter ataques virtuais e cibernéticos”.

Às 14 horas a palestra será com David Machado, gerente de Tecnologia do Sicoob Central SC/RS e o professor Paulo Silva, diretor de Consultoria da Tracker Segurança da Informação, com o tema “Segurança da Informação no Sicoob Central SC/RS”.

Na sequência haverá uma palestra com Marcelo José Oliveira Yared, analista na Diretoria de Fiscalização do Banco Central do Brasil com o tema “Resiliência Cibernética para o Sistema Financeiro”. Durante seis anos, Marcelo atuou como gerente-adjunto responsável por toda a infraestrutura de TI do Bacen.

Às 16 horas, a última palestra do evento, com o professor José Rafael de Medeiros Filho, com o tema “Proibido estacionar na vida”. Formado em Administração de Empresas e com especialização em Recursos Humanos, José Rafael é autor de vários livros e já ministrou palestras em todos os estados brasileiros e possui vasta experiência na área de consultoria empresarial.

O jantar comemorativo está marcado para as 20 horas.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, com 4,4 milhões de associados – cerca de 2,7 mil novos sócios por dia útil. Está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 435 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de cartões, consórcios, DTVM, seguradora e previdência), que são provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras.

A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com 3,1 mil pontos de atendimento em 1.728 municípios. São mais de 36 mil funcionários em todo o país e 4.900 caixas eletrônicos próprios, além de 20 mil pontos da Rede Banco 24Horas.

O Sistema oferece os mesmos produtos e serviços de um banco, mas com muitas vantagens, já que os resultados retornam para o bolso do cooperado, que é cliente e dono do negócio. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio que, em conjunto, oferecem aos associados soluções financeiras completas, como serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, entre outros.

O Sicoob possui tecnologia de ponta em aplicativos e internet banking que facilitam o atendimento de pessoas físicas e jurídicas. Elas podem movimentar a conta corrente de qualquer lugar onde estejam, com acesso a pagamentos, transferências, cartões e outros serviços. O aplicativo Sicoob é o mais bem avaliado pelas pessoas no segmento bancário, na Apple Store e Google Play. Tem recebido vários prêmios competindo com os principais bancos do país, como aconteceu em 2019, na 19ª edição do Prêmio efinance, vencido pelo Sicoob nas categorias Gestão de Risco e Infraestrutura de TI.

O Sicoob SC/RS está presente em 261 municípios (88% do total) de Santa Catarina, 43 no Rio Grande do Sul e 21 no Paraná. São 490 pontos de atendimento para estar cada vez mais próximo dos associados. O Sicoob SC/RS possui mais de 970 mil associados e ativos de R$ 15,5 bilhões.

No Rio Grande do Sul, a meta para os próximos anos é instalar agências em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes.

 

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.