Seminário de Educação encerra ciclo de palestras online em Bento

A Secretaria de Educação está oportunizando para os profissionais de Educação* da Rede Municipal de Ensino palestras e oficinas no Seminário de Educação. O evento, realizado de forma virtual e em parceria com o Sesc, segue com sua programação até o dia 4 de setembro com palestras com Jackes Heck

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, destaca que “o Seminário de Educação tem uma estrutura holística, onde diversos assuntos foram referenciados, em especial, ao momento o qual estamos vivendo. Desta forma, consideramos que aderindo ao Seminário teríamos a oportunidade de escutar grandes nomes da área e ter acesso a diversos assuntos como os cuidados em relação à saúde física e emocional de quem ensina, a relação da família com a escola e como se reinventar neste momento da pandemia. Tudo visando a abordagem integral da educação”.

Assim, no dia 24 de agosto foi apresentada a palestra “Cuidar de quem ensina em tempos de coronavírus”, com a socióloga Lourdes Atiê. Pós-graduada em Pedagogia, Atiê, atualmente, é diretora da empresa de consultoria educacional Idéia Futuras, além de trabalhar em projetos de empresas como Faber-Castell e a TV Cultura.

No dia 26 de agosto, Max Heatinger apresentou a palestra “Relação família-escola”. Heatinger é doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, de Portugal, mestre em Educação à Distância e é pós-graduado em Informática na Educação pela UFRGS.

Já no dia 28 de agosto, foi apresentada “Evasão escolar e os desafios da avaliação em tempos de educação remota sob a perspectiva da neurociência”. Vieira é doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação, na linha de Teorias e Culturas da PUCRS. Atua há de 28 anos como professora, coordenadora pedagógica e assessora pedagógica.

Finalizando o ciclo de palestras, nesta segunda-feira, 31, foi a vez de Jorge Trevisol com a palestra “Novos tempos, novos olhares e novas práticas: como se reestruturar a partir de agora”. Trevisol é formado em Filosofia, Teologia e Psicologia. Atua como psicoterapeuta, palestrante, escritor, cantor e compositor.

A professora Fabiane Sassi Caio, da EMEF Vânia Medeiros Mincarone, “o Seminário trouxe excelentes palestrantes, que fizeram com que aquela professora, que eu era antes da pandemia, ficasse no passado. O agora pede reinvenção, eu preciso desencaixotar as emoções e recuperar os sentidos, ser diferente, usar as tecnologias a meu favor, para oferecer uma aprendizagem que tenha sentido para o meu aluno”.

O Seminário de Educação tem carga horária total de 20h. Os certificados serão emitidos aos participantes no prazo de 30 dias após a conclusão, cumprida a presença mínima de 75% de participação nas palestras que será evidenciada a partir do preenchimento do formulário de presença que será disponibilizado ao final de cada palestra/oficina.

Oficinas do Seminário de Educação

– “Ferramenta de interação-condução de aulas interativas com metodologias ativas”, com Jackes Heck – Data: 2 de setembro – Horário: 8h30

– “Professor Youtuber – Planejamento, criação, edição e publicação”, com Jackes Heck – Data: 4 de setembro – Horário: 8h30

* O Seminário de Educação é um evento virtual fechado para os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Foto: Arquivo ASCOM