Semana do Livro On-line conta com Concurso de Poesias

A Semana do Livro On-Line inicia nesta segunda-feira, 19, e entre as atividades está o Concurso de Poesia, que será lançado às 14h, nas redes sociais @culturabento. Como toda a programação, o Concurso de Poesia vai ocorrer de forma virtual e tem o objetivo de incentivar o exercício da produção literária e da divulgação de autores e o desenvolvimento do espírito poético.

De acordo com o Edital, podem se inscrever autores brasileiros de todas as regiões, nas seguintes categorias: Infantil (até 10 anos de idade), Juvenil (dos 11 aos 17 anos de idade) e Adulto (a partir dos 18 anos de idade). Cada autor deverá escrever um poema inédito, de autoria própria, com forma poética e temática livres, desde que se respeitem os Direitos Humanos. Entende-se por “inédito” o texto nunca premiado em concursos anteriores e não publicado em livros físicos ou eletrônicos até a data do encerramento das inscrições deste concurso. O período de inscrição é de 19 de abril a 27 de maio.

O Concurso de Poesias selecionará, após a avaliação dos jurados, três autores vencedores em cada categoria, totalizando nove, que receberão como premiação: um pack de livros a serem selecionados pela Biblioteca Pública Castro Alves, que serão enviados via correio para o endereço informado no ato da inscrição; três meses de acesso gratuito à Biblioteca Digital, através da Árvore de Livros, que possui mais de 30 mil livros em formato digital; certificado de honra ao mérito; e publicação dos textos em livro digital no formato e-book, a ser lançado, de acordo com o cronograma, no dia 31 de agosto O livro digital será disponibilizado gratuitamente no site da Prefeitura de Bento Gonçalves e nos canais de Cultura do município, além de ser enviado por e-mail aos premiados.

Ainda, o Concurso irá selecionar outros sete autores em cada categoria, a título de menção honrosa, que receberão como premiação: um mês de acesso gratuito à Biblioteca Digital, através da Árvore de Livros, que possui mais de 30 mil livros em formato digital; certificado de honra ao mérito; publicação dos textos em livro digital no formato e-book.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta a proposta de dar espaços a novas vozes literárias: “é muito importante de termos iniciativas como o Concurso de Poesias para identificar novos autores locais e promovê-los. A comunidade de Bento Gonçalves sempre foi rica em ter escritores e é preciso dar continuidade”.

As inscrições serão realizadas por meio de formulário online, disponível através do link: https://forms.gle/9GLsyGu1v7GiV8jv9 e o edital pode ser consultado por meio deste link: https://drive.google.com/file/d/1Cw-UyHB1pUCoV5VbW2CUkXhE-hRbDPrp/view?usp=sharing

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Arte: Biblioteca Pública Castro Alves / Divulgação