Semana da Pátria é aberta oficialmente em Bento Gonçalves

Ocorreu na  manhã desta sexta-feira, dia 1° de setembro, na Via Del Vino, Centro de Bento Gonçalves, a abertura oficial da Semana da Pátria. Com o tema “a história dos 50 anos da Fenavinho”, a programação iniciou com a corrida da Chama da Pátria, que foi transportada pela equipe de corredores Gregório Lavandoski juntamente com 6º BCOM e Pelotão Curumin da sede do batalhão até o centro da cidade.

Para o prefeito Guilherme Pasin os eventos da Semana da Pátria são um momento de retomada do sentimento de cidadania das pessoas “conseguimos pronunciar em nome de nossa população e para a nossa população esse sentimento de necessidade de reavermos a todo momento a nossa condição de cidadania  e fazer com que esse brilho da Semana da Pátria, de amor a nossa terra, de respeito a nossa sociedade se multiplique para os demais dias do ano”.

Homenageado, o presidente da primeira edição da Fenavinho, Moisés Michelon falou do sentimento de ser lembrado na abertura do evento “eu recebo essa homenagem como a extensão da homenagem que deve ser feita àqueles que há cinquenta anos atrás acreditaram que uma comemoração das bodas de prata dos irmãos maristas e bodas de diamante de Bento Gonçalves uniu a cidade na primeira festa do vinho, e essa festa, que marcou época, depois da chegada do trem, foi a mais importante data que Bento Gonçalves vivenciou”, destacou.

O comandante do 6ºBcom, coronel Guerra destacou o momento festivo da chegada do fogo simbólico à Via Del Vino. “hoje é uma dia alegre, festivo, um dia ensolarado, em que trouxemos o fogo simbólico da chama da Pátria aqui para a sede da Prefeitura, e essa chama ficará aqui ardente, nos lembrando que o amor é uma chama que nós temos que estar alimentando. Esse sentimento de amor à pátria, o civismo, o patriotismo, que muito nos chama a nos dedicar ao serviço da pátria”.

O desfile cívico este anos será realizado no Centro da cidade, e a secretária de educação Iraci Lucchese Vasquez falou dos preparativos para as escolas que irão desfilar “em termos de acomodação das escolas que irão desfilar, nós temos toda a parte de cima da Marechal Floriano e em termos de logística para o desfile não teremos problema algum”, salientou.

No dia 7 de setembro, será realizado o tradicional desfile, que contará com a participação de escoteiros, militares e escolas. Será na Rua Marechal Deodoro, Via Del Vino, a partir das 9h, com concentração às 8h em frente ao Banco Banrisul e término em frente à Paróquia Santo Antônio.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: João Paulo Kolassa