Secretarias de Turismo da Região Uva e Vinho buscam alternativas em meio à crise do COVID-19

Para realizar uma análise situacional, municípios da Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha reuniram-se por meio de videoconferência na tarde de 14 de abril de 2020.

Virtualmente, 15 municípios da Região Uva e Vinho participam da Assembleia da Instância de Governança Regional Uva e Vinho, Atuaserra. A reunião realizada por videoconferência iniciou com a fala da presidente Sabrina Cardoso, que deu as boas-vindas e relatou a sua percepção e os desafios encontrados nos últimos vinte dias desde que se iniciou no Estado do Rio Grande do Sul o isolamento social. Sua fala foi pautada enquanto representante de duas entidades privadas e empreendedora do setor turístico.

Houve espaço para apresentação de um breve relato de todos os municípios participantes, onde foi unânime o impacto gerado nos setores de indústria, comércio e serviços em função do período de isolamento instituído por decreto Estadual. Também houve entendimento geral de que o turismo foi um dos setores primeiramente impactados e que possivelmente será também o último a sair desta crise.

A pauta da reunião tratou principalmente de realizar uma análise situacional dos municípios para posteriormente, serem desenvolvidas ações e pautas de trabalho que vislumbrem a retomada das atividades e da economia nos próximos meses.

Entre os desafios da Região Uva e Vinho está a unificação dos posicionamentos de cada município, já que cada um deverá retomar suas atividades em períodos diferentes e com estratégias diversas. Também, há uma evidente preocupação com sobreposição de eventos cancelados do primeiro semestre que será refletida no acumulo de eventos do segundo semestre.

Enquanto destino, o que se pede é que haja um compartilhamento das decisões entre os municípios a respeito dos maiores eventos, para haver o mínimo de conflito nas datas.

Definiu-se que, as estratégias serão traçadas inicialmente em acordo com as cinco microrregiões do Destino Uva e Vinho. Na quarta-feira, 15 de abril de 2020, o grupo gestor do Roteiro Termas e Longevidade reuniu-se por videoconferência para tratar das estratégias de curto prazo, focando seus esforços em conscientizar a população regional sobre a crise de água devido à seca e as ações de higienização e segurança dos moradores locais e de empreendimentos, necessárias para o enfrentamento do novo coronavírus. As demais reuniões com as microrregiões Vales da Serra, 1ª Colônia da Imigração Italiana, Rota dos Trigais e Compras e Cultura seguirão calendário a ser definido entre as partes.

Entre os municípios participantes, a ex-secretária de turismo de André da Rocha e atual delegada regional do trabalho de Lagoa Vermelha, Fabiana Braciak; Marco Antônio de André da Rocha; a turismóloga de Carlos Barbosa Registela Bassotto; a secretária de turismo, indústria, comércio e serviço de Flores da Cunha, Fátima Ortiz; o secretário de turismo e cultura de Garibaldi, Paulo Salvi; o chefe da divisão de cultura, turismo, esporte e lazer de Pinto Bandeira, Eliberto Da Campo; a turismóloga Marisa Poloni de Farroupilha; o secretário de turismo, cultura, esporte e lazer de Nova Prata, Everson Marca; o secretário de planejamento e turismo de Nova Roma do Sul, Tiago Pasa; Telmo Pitan de Marau; Tiago Reder de Serafina Corrêa; a Secretária de turismo Diana Aléssio e a turismóloga Gisele Martins de Veranópolis; o coordenador de turismo de Vila Flores, Levino Paludo; a secretária municipal de turismo e desporto de Vista Alegre do Prata, Simone Miotto.

As entidades privadas também participaram, de Bento Gonçalves pelo Bento Convention Bureau Sabrina Cardoso e pela Associação Caminhos de Pedra, Taísa Trevisan. Já a Associação Comercial e Industrial de Veranópolis – ACIV esteve representada por Juliano Brandalise.

A diretoria esteve representada pela Presidente Sabrina Cardoso e pelo vice-presidente Juliano Brandalise. Participaram também na equipe executiva, a diretora executiva Beatriz Paulus e a assistente administrativa Cristiana Gaier e as assessoras, de comunicação Liliane Sene Luz e de arquitetura, Paula Fogaça.

 

Fonte: Atuaserra