Secretaria de Cultura e Casa das Artes promoveram ações virtuais para a comunidade

Desde o cenário que surgiu por causa da pandemia de Coronavírus, a Secretaria de Cultura e a Fundação Casa das Artes vêm desenvolvendo e apoiando uma série de ações virtuais para a comunidade. Plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter estão recheadas de apresentações dos artistas locais que promoveram um pouco de sua arte para mitigar os efeitos do isolamento social.

O início dessas ações foi com o Festival Cultura em Casa Bento Gonçalves que contou com a participação direta de 70 artistas nas quatro semanas de realização do evento virtual. As publicações com as hashtags #festivalculturaemcasabento #timedebento #fiqueemcasa #bentocontraocoronavirus #culturabento #artistasdebentocontraocoronavirus #culturaunida destacou a manifestação de músicos, escritores, artistas visuais, entre outros, que obteve um alcance de 60 mil pessoas.

De acordo com o Secretario da Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “é uma forma alternativa do artista estar com o seu público. Não é a mesma coisa de estar com ele, ao vivo, conversar de forma presencial. No entanto a situação nos trouxe uma realidade onde busca-se potencializar as ferramentas online as quais auxiliam no processo de integração e mantendo as conexões com os fluxos culturais contemporâneos”. Nesse sentido, os órgãos públicos citados estão empenhados em fortalecer esses laços com o público que está em casa e com os artistas.

Foram divulgadas informações e orientações, através dos canais de mídias digitais, para a inscrição no auxilio emergencial, também foi realizada a atualização on line do Cadastro de Artistas, além de uma live com a capacitação sobre o Edital 01/2020 “Cultura Gera Desenvolvimento” do Fundo Municipal de Cultura. Soares ressalta que “A preocupação de nosso trabalho é estruturar e regular a economia do setor. É preciso fortalecer as estratégias de forma que estabeleça um diálogo cada vez mais imediato nas necessidades dos atores culturais”.

As instituições ligadas a Casa das Artes e Secretaria de Cultura estão ativas com o público. A Biblioteca Pública Castro Alves está realizando a Semana do Livro através de lives com escritores e contações de histórias, doação de livros para as detentas do Presídio Estadual e além distribuição de livros em cestas básicas. O Museu do Imigrante está postando as edições do Café com Memória no Youtube e, todas as quartas-feiras, está sendo postado no Instagram da instituição o “Tour no Museu”, onde a funcionária Sabrina Gressele guia o internauta pelos espaços e expografias. O Coral da Fundação Casa das Artes abriu seleção online para vozes masculinas e a apresentação de uma música em formato virtual. E a Orquestra Municipal de Bento Gonçalves fez uma apresentação de musica também através dos canais virtuais.

Nesse período, a Secretaria de Cultura e a Fundação Casa das Artes firmaram o seu apoio, junto ao Circolo Trentino e o Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, divulgando a abertura de inscrições para o Festival de Cinema de Bento Gonçalves e as Oficinas de Jogo da Mora e Língua Vêneta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social