Secretaria da Saúde de Bento realiza atividades de prevenção ao câncer de mama neste sábado

No primeiro semestre de 2021, foram solicitadas 2270 mamografias, destas 1022 na faixa etária dos 50 a 69 anos

O Outubro Rosa é dedicado à conscientização sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês a Secretaria de Saúde realiza diversas atividades nas Unidades para prevenção, orientação e agendamento de exames. No próximo sábado (16), as atividades serão intensificadas.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. Conforme dados da Secretaria da Saúde, no primeiro semestre de 2021, foram solicitadas 2270 mamografias, destas 1022 na faixa etária dos 50 a 69 anos.

Conforme protocolo municipal todas as enfermarias podem solicitar os exames para as mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da saúde, sendo necessário procurar a unidade mais próxima.

“Outubro é um mês para intensificar as atividades de prevenção e orientação sobre o câncer de mama, mas queremos que as mulheres fiquem atentas aos sinais e procurem a unidade de saúde mais próxima. Aproveitem o sábado para visitar as unidades de saúde, toda programação foi preparada com muito carinho pelas equipes”, disse a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.

ESF Barracão

• Dia 16/10, sábado, coleta de citopatológico e testes rápidos.

ESF Eucaliptos

• Dia 16/10/21 (sábado): Decoração referente ao mês, coletas de citopatólógico e encaminhamentos de mamografias, consultas médicas e de enfermagem, testes rápido. Os agendamentos serão exclusivos para mulheres;

ESF Licorsul

• 16/10, sábado, das 08hrs às 12hrs consulta médica e de enfermagem para as mulheres (cp, testes rápidos), solicitação de mamografia livre demanda no mês de outubro.

ESF Progresso II

• Sábado, 16/10, coleta de citopatológico e testes rápidos;

ESF Santa Marta

16/10/2021 – Sábado de Conscientização na Comunidade Outubro Rosa

• Pontos de conscientização em mercados e padarias do bairro;

• Na unidade: Coleta de cito, solicitação de mamografia e TR.

ESF Vila Nova

• Dia 16/10 – atividade a ser realizada pela estagiária de Enfermagem, coleta de citopatológico e mamografia e orientações;

ESF Zatt

Serão realizadas atividade do outubro rosa no dia 16/10 das 08h às 12h, com coleta de citopatológico, testes rápidos, sala de espera

US Central

Outubro Rosa – dia 16/10/21, sábado – Coleta de citopatológicos e realização de testes rápidos.

US Cohab

• 16/10 – Turno da manhã. Conversa entre mulheres com a psicóloga Franciele Magnus.

Centro de Referência Materno Infantil

• Dia 16 de outubro será realizada a coleta de cito e solicitação de mamografia

US Zona Sul

Outubro Rosa

Dia 16.10. 2021 – Sábado

• Realização do exame preventivo, bem como orientações.

• Atividade de sala de espera.

Enquanto aguardam a realização do exame, as mulheres que ficam na sala de espera participarão de uma intervenção cujo objetivo será abordar temas como a importância do autocuidado, autoestima e bem-estar emocional, além de outras informações de saúde as intervenções em sala de espera se estenderão ao longo do mês, onde as mulheres e adolescentes que aguardam atendimento receberão informações sobre o tema abordado.

Participantes: Milene Zilio (psicóloga); Jose Eduardo Del Grande (ginecologista) e Elane Silva (enfermeira), com o apoio das recepcionistas e técnicas de enfermagem.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Reprodução amazom.com.br

(RM)