Secretaria da Saúde de Bento orienta sobre vacinas contra gripe adulteradas

Na última semana a Vigilância Sanitária de Caxias do Sul apreendeu doses de vacinas contra gripe adulteradas, aplicadas em clínicas médicas, salas locadas e em empresas que contrataram o serviço. De acordo com a investigaçao a aplicação das vacinas adulteradas, também foi realizada em cidades da região Metropolitana e da Serra.

Com base nisso, a Secretaria da Saúde através da Vigilância Epidemiológica e Setor de Imunizações orienta os Bento-gonçalvenses que realizaram a vacina de forma particular, com os fornecedores apontados, a procurar uma Unidade de Saúde para receber nova dose da imunização contra a gripe. Deverá ser obedecido o  intervalo mínimo de 30 dias para nova aplicação.

Em virtude de estar em investigação a possibilidade de reutilização da seringa e da agulha nas vacinas adulteradas, recomenda-se a realização de teste rápido nas UBSs, em todas as pessoas que receberam a vacina, para doenças como HIV, hepatites B e C e sífilis.

A Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul (SMS), em conjunto com os órgãos de segurança, disponibilizou o nome das clínicas: PM Apoio Administrativo, Clínica Excelence, Clínica Amor, Susin Clínica Integrada.

Informações nas Unidades de Saúde, ou setor de imunizações 3055-7268.

Importante saber

Não são todas pessoas que devem procurar a Unidade de Saúde para nova dose da vacinação contra a gripe. Somente quem realizou com as empresas investigadas, de Caxias do Sul (vacina particular). 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura/ Informações Prefeitura de Caxias do Sul