Saúde bucal para todos: CEO-BG utiliza equipamento de radiologia digital para realização de exames de imagem

Um dos objetivos do Governo Municipal é oferecer equipamentos modernos e de qualidade para os profissionais de saúde e a população do município, proporcionando uma saúde de qualidade para todos os munícipes. Desde julho o Centro de Especialidades Odontológicas de Bento Gonçalves (CEO-BG), conta com um equipamento de radiografia digital, provido de tecnologia moderna para realização de exames de imagem de alta qualidade, proporcionando economia, com a redução de custos com material. O aparelho dispensa o uso de filmes radiográficos, reveladores e fixadores, além de ser ecologicamente correta por não gerar resíduos para o meio ambiente.

A Coordenadora de Saúde Bucal, Giovana De Bacco, explicou sobre os diferenciais na utilização do equipamento. “A radiografia digital, além de não poluir o meio ambiente, por dispensar o uso de soluções reveladoras e fixadoras, melhora a condição de trabalho(permite melhor visualização dos canais) e, agiliza a troca de informações entre serviços, por compartilhamento de imagem on-line”.

Ela é considerada uma técnica alternativa à tradicional radiografia odontológica, já que agiliza o tratamento. A captação da imagem radiográfica se dá em questão de segundos, sendo enviada diretamente para o computador. “A análise da imagem ampliada na tela do computador e os recursos do software que acompanham essa tecnologia auxiliam no diagnóstico e na elaboração de um plano de tratamento adequado para o paciente”, salienta a endodontista Mariana Bevilacqua, que atende no CEO-BG.

Mariana enfatiza que “além dos benefícios já mencionados, com a utilização desta técnica, os pacientes podem ver em tempo real, na tela do computador, a sua situação atual, o que facilita a compreensão das orientações dadas pelo dentista”.

O exame de imagem se torna ainda mais seguro, já que para a realização da radiografia digital é utilizado uma menor exposição à radiação. A imagem pode ser enviada, via sistema, do Centro de Especialidades para as Unidades de Atenção Básica, onde o tratamento é finalizado.

Recentemente foi anunciado ainda pela Coordenação de Saúde Bucal e Secretaria da Saúde, a aquisição de um equipamento moderno para o tratamento de Endodontia. O aparelho utiliza a terapia fotodinâmica, considerado um grande diferencial para o tratamento de canal. Os atendimentos no CEO são realizados por encaminhamento nas unidades de saúde.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação ASCOMBG

(RM)