Região de Bento fica na “cor laranja” segundo modelo de distanciamento social do governo

Bento Gonçalves está localizada na região Caxias do Sul (R23, R24, R25 e R26), que apresenta a cor laranja

O Governo do Estado apresentou, neste sábado, 09, a consolidação do Distanciamento Controlado. Baseado na segmentação regional e setorial, o modelo prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas.

O modelo de distanciamento envolve duas dimensões: regional e setorial. O monitoramento será diário, mas a atualização da bandeira ocorrerá semanalmente, divulgada sempre aos sábados, valendo para a semana seguinte.

Foram definidas 20 regiões, a partir da junção de algumas das 30 Regionais de Saúde de tal modo que existam hospitais de referência para leitos de UTI dentro de cada uma das novas regiões. Os agrupamentos levam o nome da cidade mais populosa. Bento Gonçalves está localizada na região Caxias do Sul (R23, R24, R25 e R26), que apresenta a cor laranja (risco médio): significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

O Prefeito Guilherme Pasin, o Procurador Sidgrei Machado Spassini e o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira estiveram reunidos para analisar os dados. “Estamos estudando ponto a ponto, comparando com o que já estava determinado no último decreto para posteriormente apresentar para população. Muitos regramentos já são adotados na cidade, como a utilização de máscaras, que já vigora na cidade, rigídas regras de higienização nos estabelecimentos”, destaca o Prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura- Informações Governo do Estado

Foto: Emanuele Nicola