Reflexão sobre o uso da cidade de forma coletiva finaliza o III Congresso Estadual da AEARV

Com temas como interação e qualidade entre unidades habitacionais; a colaboração como o futuro da incorporação imobiliária; a importância da especificação e controle tecnológico de materiais e sistemas construtivos; a arquitetura “o passado no presente”, entre outras pautas, foram abordadas no segundo e último dia do III Congresso Estadual da Associação dos Engenheiros e Arquitetos Região dos Vinhedos (AEARV), nas dependências da Fundação Casa das Artes.

O evento reuniu profissionais do setor, fornecedores para a cadeia e acadêmicos, com o tema “Coletividade – Construções para o Futuro”.

O arquiteto Marcelo Ferraz, que abordou “O passado no presente”, destacou que a arquitetura tem uma função também social. “Muitas vezes o passado, o patrimônio histórico, pode nos ajudar a enriquecer a arquitetura. Temos que olhar como algo que possa motivar e fazer com que a gente não saia do zero, saia um ponto acima”, afirmou.

A engenheira Daniele Artini Gujel Capellari, presidente da AEARV, definiu que “trata-se de um evento único na região sobre um assunto alinhado as mudanças que a sociedade está passando, novos valores de consumo consciente e sustentabilidade”.

Juliana Pereira da Silva, arquiteta da Comissão Organizadora do Evento, diz que “a ideia toda foi baseada em cima do tema Coletividade. Foram dois dias de conhecimento, de trocas de ideias e de energia”, definiu.

O Congresso teve o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio Grande do Sul (SENGE), da Prefeitura de Bento Gonçalves, além das empresas/instituições parceiras Artelana, Byrne, Costaneira, Cristo Rei Materiais Elétricos, Espaco Décor, Friza, Meber Metais, Modelo Vidros, Perlare, Pró-Cor Tintas, Sole Aquecimento, Weiku, Bigfer e Berneck, Ascon Vinhedos e a Universidade de Caxias do Sul.

Na Rua Coberta ocorreram exposições de parceiros e fornecedores para os setores da engenharia e arquitetura, junto ao Complexo Cultural da Fundação Casa das Artes.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Vinícius Pizzetti