Recicladores recebem novos kits de epis no combate ao coronavírus em Bento

esta quinta-feira, 09, o Prefeito Guilherme Pasin, secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, e o interino de Esportes e Desenvolvimento Social, Wagner Dalla Valle estiveram realizando a entrega de kits de EPIs para as Centrais de Recicladores. A ação integra o planejamento contra o Coronavírus.

Na oportunidade foram entregues luvas, máscaras, informações sobre prevenção contra o Coronavírus e uma cesta básicapara os profissionais. A SMMAM já havia orientado os profissionais sobre o recebimento dos resíduos e procedimentos de higienização.

Nos locais é realizado o descarte de resíduos e o processo desenvolvido, da separação do material reciclável (plástico, papel, papelão, metal, vidro) à destinação final desses materiais.

Bento produz cerca de 100 toneladas de lixo/dia. Destes, 24% são reciclados atualmente, um dado que vai à contramão da realidade brasileira que recicla apenas 3% de todo o lixo coletado. O Município conta com nove Associações que recebem material destinado à reciclagem.

Destino do resíduo

O resíduo em Bento Gonçalves segue dois caminhos distintos, o reciclável é entregue às Associações de Recicladores, onde o material é separado e vendido para empresas de reciclagem. O resíduo orgânico segue para o transbordo e posteriormente é enviado ao aterro sanitário.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola