Projeto Gera Ação: a energia da arte (arte e sustentabilidade) divulga e premia vencedores do concurso de redação

Ao longo do ano foram realizadas diversas atividades para alunos e professores, em sua maioria, do 5º ano do Ensino Fundamental

O Projeto Gera Ação: a energia da arte (arte e sustentabilidade), proposto pelo Instituto Humaniza, com patrocínio da CERAN – Companhia Energética Rio das Antas, propôs vivências interessantes, em sua maioria, a alunos e professores de 5º ano do Ensino Fundamental, ao longo deste ano. Foram realizadas palestras como “A sustentabilidade da vida”, “Pedagogia x Pandemia: quando os muros da escola deixam de ser os limites, a educação precisa se reinventar!”, “Relações culturais entre a arte e a vida: neurociência e comportamentos novas possibilidades para ser mais” (para alunos do Ensino Médio); oficina de teatro para professores; distribuição do livro “Planeta Energia” para alunos e professores; link com a gravação da peça teatral “A revolta do lixo papão” e o Teatro fórum “A Aposentadoria do Professor” para professores.

Como última ação, no dia 27 de outubro, ocorreu o concurso de redação em formato de carta. Cada estudante inscrito desenvolveu seu texto, a respeito de um tópico do livro previamente distribuído aos alunos, “Planeta energia”. O tema, relacionado a questões ambientais, foi revelado aos alunos no dia da realização da redação. A comissão julgadora, composta por duas professoras com ampla experiência e vivências na área, e uma engenheira ambiental e sanitária, analisaram as produções a partir dos critérios previstos no Regulamento, dentre os quais, a correção gramatical, a originalidade e o índice de autoria.

Na sexta-feira, 3, foram premiados os cinco primeiros alunos colocados de cada turno, além do professor-orientador e da escola do aluno vencedor. A premiação para o 1º lugar, foi uma tablet para o professor e outro para o aluno, e um notebook para a escola. Para 2º e 3º lugar, um smartphoone, e 3º e 4º lugar, uma mochila. Abaixo, são apresentados os vencedores.

Resultados Concurso Gera Ação: A Energia da Arte  – Turno da manhã

1º Lugar  – EMEF Lóris Antônio Reali – Beatriz Cestonaro

2º Lugar – EMEF Anselmo Luigi Piccoli  – Isadora Knebel

3º Lugar – EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone – Gabriela Brandão Prates

4º Lugar – EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone – Luisa Civardi

5º Lugar – EMEF Anselmo Luigi Piccoli – Emily Pereira Schwaab

Turno da tarde

1º Lugar  – EMEF Maria Borges Frota (turma 51) – Bernardo da Silva Gonçalves

2º Lugar – EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone (turma 52) – Gabriel Casagrande Guizzo

3º Lugar – EMEF Ernesto Dorneles – Taís Dallé

4º Lugar – EMEF Ernesto Dorneles – Julia Roman

5º Lugar – EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone (turma 52) – Alexciane Siqueira

A proposta buscou oportunizar, em sala de aula, o conhecimento e a discussão acerca de questões ambientais, no contexto da temática da Sustentabilidade. A ação converge para o Projeto Olhar Atento: Ciências para vida, cujo objetivo é promover um olhar diferenciado para a aprendizagem de Ciências, proporcionando a participação efetiva dos alunos no processo da construção de seus conhecimentos e buscando a relação entre a teoria e prática, para que a aprendizagem constitua uma vivência significativa.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/SMED

(RM)