Projeto Cultural “Terra à Vista” apresenta peça teatral para estudantes de Bento

Em outubro, os alunos do 1° ao 5° ano das escolas do Município serão agraciados com a peça teatral “Lixo à vista! Uma aventura pirata!”, integrante do projeto cultural “Terra à Vista”, ofertada pelo Ministério da Cultura e Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos. O acesso é gratuito, possibilitando que todos os interessados participem, assim como, diferentes faixas etárias (crianças, jovens e adultos).

A principal abordagem do espetáculo refere-se ao lixo e todas as consequências que ele pode trazer ao meio ambiente. O espetáculo tem 1h e 10min e em seus primeiros 35 minutos apresenta uma abordagem lúdica inspirada no universo pirata. Este contato inicial propicia ao público infantil uma cumplicidade e um maior interesse das crianças pelo enredo que se desenvolve. Passado este primeiro momento, os personagens entram no universo do lixo, da reciclagem e da poluição. Desta forma, o público envolve-se ao enredo do espetáculo.

Escolas interessadas em participar devem se inscrever na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Setor de Educação Ambiental, através do telefone 3055-7214.

O Planejamento é da D. Marin Planejamento Cultural, a produção da Armazém Cultura e Entretenimento, o patrocínio é da CRVR – Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos e a realização do Ministério da Cultura.

Serviço
Data: 5 de outubro, quinta-feira
Horário: 14h30
Local: ABCTG
Evento gratuito. Transporte fica a cargo de cada escola

Sinopse
Os irmãos Miguel, Manuela e Mateus precisam tomar uma difícil decisão: vender ou não a casa dos avós. Antes de decidirem eles retornam ao sótão da casa para viverem uma última aventura. Ao encontrarem um mapa que haviam feito e escondido em um baú, ainda quando crianças, eles resolvem seguir o mapa para ver como o caminho indicado pelos “piratas” estava depois de tantos anos. Porém, os irmãos se deparam com uma triste realidade: lixo à vista!

Projeto cultural “Terra à Vista”
O projeto leva o espetáculo a diferentes cidades do Brasil. São apresentações itinerantes, que ocorrem em ginásios, auditórios, teatros, praças ou escolas cedidos pelas prefeituras.

A atração teve sua estreia em abril de 2015. Desde então, já realizou mais de 90 apresentações. As apresentações aconteceram no Pará, Bahia e Rio Grande do Sul. Em abril de 2016, o espetáculo esteve em cartaz em Belém e Ananindeua/PA, onde realizou uma temporada com 07 apresentações e, em outubro/2016, realizou uma temporada com 08 apresentações no Espaço Cultural Barroquinha, em Salvador/BA.

Direção: Leonardo Roat
Elenco: Leonardo Roat, Patrícia Garcia, Ricardo Paim e Tiago Teles
Iluminação: Régis D’Ávila
Contra-regra: Vinício do Carmo
Planejamento: D. Marin
Planejamento Cultural
Patrocínio: CRVR – Companhia Riograndense de Valorização de Resíduo
Realização: Ministério da Cultura

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Imagem: Divulgação