Programação da 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana é divulgada

A partir do dia 17 de maio, Bento Gonçalves vivenciará a 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana. Com a frase “Uma semana para preservar nossas raízes, tradições e homenagear nossos antepassados”, a programação conta com diversas atrações como a Gincana Cidade do Vinho, ações culturais nas escolas, indicações diárias de livros sobre o tema, lives de apresentações musicais e de dança, e de intercâmbio cultural.

Um dos organizadores do evento, Sandro Giordani, do Circolo Trentino di Bento Gonçalves, salienta que: “a programação foi composta de forma que pudesse abraçar diferentes aspectos da Cultura Italiana no nosso município. Por sermos descendentes e estarmos no século XXI, percebemos como sua presença é forte e viva, e isso se reflete em diferentes áreas como o do Turismo e das Artes”.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta o caráter patrimonial do evento: “a Semana da Cultura e da Arte Italiana está no calendário oficial do município. Ele tem aspectos de cunho patrimonial material e imaterial, pois são práticas como o dialeto, os costumes, a culinária e as linguagens artísticas. São modos de expressão que fortalecem os laços de identidade dos grupos sociais”.

A 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e do Circolo Trentino di Bento Gonçalves, da Fundação Casa das Artes, Museu do Imigrante, Biblioteca Pública Castro Alves, Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos, ANEA – Brasil, Família Trentina Santo Antão, Caminhos de Faria Lemos, Aprovale, Associação Caminhos de Pedra, Fenavinho e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH).

Gincana Cidade do Vinho

A Gincana Cidade do Vinho será realizada durante sete dias pelas equipes. As inscrições podem ser efetuadas de 12 a 16 de maio e o seu início é no dia 17 de maio, às 10 h, e finaliza no dia 23 de maio.

As atividades serão remotas e consiste na busca de itens e tarefas. As equipes deverão se constituir de 5 a 15 participantes, adotando um nome de cidades do norte da Itália (Regiões da Lombardia, Trento, Vêneto e Friuli).

As inscrições serão feitas pelo formulário GoogleForm a ser solicitado pelo email [email protected] e fone/whats 99142 7711, do dia 12/05 à 16/05/2021. O regulamento deve também deve ser solicitado via esse e-mail e posteriormente pode-se fazer a inscrição pelo link http://bit.ly/gincanacidadedovinho.

PROGRAMAÇÃO

17 de maio | Abertura

*Smed – Ações culturais nas escolas municipais.

*Biblioteca Municipal com indicações diárias de livros da cultura italiana.

*Durante os dias da semana vídeos culturais na página da Semana da Cultura e da Arte Italiana (SCAI).

10h – Live Abertura/Gincana

Abertura da Semana da Cultura e da Arte Italiana. Online na Página da SCAI

18 de maio

20h – Live HQ na Arte e Cultura Vêneta Regional! HQ da Imigração – Cidiane Guisso – Quadrinista Douglas Garcia Dias

Apresentação do trabalho de História em Quadrinhos sobre os imigrantes italianos/vênetos em língua vêneta e dialeto.

19 de maio

20h – Live Fa Ben Balare/Dança Italiana com Rodrigo dos Santos e Maiane de Mosi

A dança tradicional pauta esse bate papo contando um pouco mais de nossas raízes.

20 de maio

13h – Live Província Autônoma do Trento / Gemellaggio

Live organizada pelo Ufficcio Migrazzione com apresentação dos casos de sucesso dos gemellaggios com o Trento. Participação de jovens de Bento Gonçalves.

18h – Missa Santo Antônio

Missa em recordação pelo Dia da Etnia Italiana no RS transmitida nas mídias sociais da Paróquia Santo Antonio no Facebook, YouTube e Instagram: paroquiasantoantoniobg

21 de maio

*19h Brasil | 24h Vêneto/Itália – Live Racconti di due Mondi. Viaggio di sola andata per la Mèrica.

Documentário sobre a língua e a cultura dos imigrantes vênetos no Brasil.

Apresenta Dott.ssa Giorgia Miazzo

*20h – Live Jogo da Mora: Apresentação das regras e exemplos do Jogo da Mora. Venha conhecer um dos jogos símbolo do imigrante italiano.

22 de maio

8h – Gincana com pontos de arrecadação.

14h- Live “Inventários e Itinerários” com Jorge Luís Stocker Jr e Cristiane Bertoco

Conversa com troca de experiências quanto ao Patrimônio Histórico / Inventários e Itinerários.

20h- Live E-book da Polenta

Apresentação e bate-papo sobre a polenta e suas peculiaridades. Receitas e muitas opções.

23 de maio

*9:00 as 12 hrs | Slow Bike Via Trento | Inscrição Gratuita e limitada.

Passeio Auto Guiado e individual de Bike pela Via Trento. Não terá concentração ou largada. No Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos o inscrito agendará horário para visita e compartilhar uma polenta à bolognesa. Com distanciamento controlado e limitado. Inscrição dará direito ao e-book Polenta & Vin e visita ao Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos. As inscrições serão feitas pelo formulário GoogleForm a ser solicitado pelo email [email protected]

** 14:00 Premiação Gincana Online e Encerramento

Observações:

*A Programação poderá sofrer alterações no decorrer da semana.

 

Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves