Prefeitura de Carlos Barbosa alerta para focos do mosquito Aedes Aegypti

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e de doenças como Chikungunya e Zika Vírus ainda permanece no município.

A Secretaria Municipal da Saúde de Carlos Barbosa alerta sobre focos existentes do mosquito da Dengue no município. Os profissionais de fiscalização do município, estão seguindo todos os protocolos de segurança para poderem realizar as visitas.

A Dengue é uma doença cujo período de maior transmissão ocorre no verão, devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação do mosquito em ambientes quentes e úmidos. Manter a higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma de prevenção, por isso, é essencial a participação consciente e diária de toda a população.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) registrou até a Semana Epidemiológica (SE 22) que aconteceu entre os dias 30 de Maio e 05 de Junho, um total de 7.241 casos confirmados de Dengue. O Rio Grande do Sul também registrou oito óbitos por Dengue.

Uma relação feita entre os anos 2000 e 2021, nos possibilita observar que, o Rio Grande do Sul teve um aumento significativo de (84,3%) no número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti e Carlos Barbosa está inclusa nas cidades infestadas.

Medidas simples como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia, deixar caixa d´água tampada, cobrir os grandes reservatórios de água como as piscinas, por exemplo e remover do ambiente todo material que possa acumular água (pneus, latas, caixas, etc.) podem ser adotadas pela população para diminuir os focos do mosquito.

Para mais informações, entre em contato com a Vigilância Sanitária, pelo telefone (54) 3461-8915 ou na recepção do Centro de Saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Carlos Barbosa