Prefeitura de Bento distribui cerca de 60 mil máscaras para comunidade e profissionais da saúde

Dentre as ações de combate ao Coronavírus, a Prefeitura de Bento Gonçalves realiza uma força-tarefa, com a ajuda de voluntários, para a confecção de máscaras caseiras que estão sendo distribuídas para a comunidade e para a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os profissionais de saúde. Até o momento, cerca de 60 mil máscaras foram entregues.

A confecção de EPI’s é coordenada pela coordenadora do Setor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Giovana De Bacco e conta com 255 costureiras voluntárias. O material foi doado por uma rede de parceiros. Desde o dia 23 de março, foram costuradas 57.790 máscaras e 5.787 aventais para as equipes de saúde do município, sendo destes 56.433 máscaras e 4934 aventais já entregues.

Com relação às máscaras caseiras que estão sendo destinadas à comunidade, 2.150 unidades já foram entregues em ações da Secretaria de Segurança (barreiras sanitárias e blitzes orientativas), para usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para garis, imigrantes haitianos, entre outros.

As responsáveis pela confecção são 23 costureiras voluntárias, sendo dessas, cinco apenadas do regime fechado da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. Servidores da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), por meio do Programa Acessuas Trabalho, e das secretarias de Educação e Turismo também auxiliam na produção.

A ação é coordenada pela SEDES e Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Secretaria de Governo.

Fonte:Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Divulgação/SMS