Prefeitura autoriza retorno facultativo das aulas da Educação Infantil Privada a partir do dia 8, em Bento

Depois de debates internos envolvendo o Comitê de Atenção ao Coronavírus, com análise de dados, e apresentação do Governo do Estado do novo calendário para o levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas, a Prefeitura de Bento Gonçalves definiu o possível cronograma de retorno da rede de ensino privada e Municipal. A apresentação foi realizada nesta quarta-feira, 02, em transmissão ao vivo nas redes sociais.

O Prefeito Guilherme Pasin e a Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques apresentaram como proposta o retorno da Educação Infantil Privada no dia 08 de setembro, e a Municipal no dia 14 de setembro. Não há obrigatoriedade para o retorno, que será facultativo, dependendo da decisão dos pais. O cronograma será revisto se a região passar para bandeira vermelha.

As escolas apresentaram os protocolos de contingência próprios para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 nas instituições, que foram aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola). “Estamos nos preparando há meses para que esse possível retorno seja realizado com responsabilidade e segurança. Os pais que não quiserem levar os filhos para escola, poderão seguir com o ensino remoto”, destaca a Secretária.

Os regramentos observam o transporte escolar, refeitórios e salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de 50% de alunos em sala de aula (sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, em caso de caso positivo).

Será realizada higienização adequada dos espaços, e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas.

O Município ainda definiu como protocolo obrigatório a testagem de todos os profissionais das escolas do Município – professores, diretores, funcionários- o que será realizado antes do retorno das aulas. Neste fim de semana a Secretaria da Saúde irá realizar a testagem dos funcionários de Ensino Infantil Privado.

Se algum resultado for positivo o profissional será encaminhado para o tratamento e isolamento. “Nosso objetivo é ter esse retorno com segurança, com todos profissionais testados. Além disso, estaremos verificando todos os protocolos apresentados pelas escolas e monitorando esse retorno. Estamos como em todas nossas ações, nos baseando nos dados, com transparência para nossa população. O retorno é facultativo, e posteriormente vamos avaliar o cronograma para retomada dos outros anos”, disse o Prefeito Guilherme Pasin.

Cronograma de retorno das atividades presenciais nas escolas:

Educação Infantil privada: 8 de setembro

Educação Infantil Municipal: 14 de setembro

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola