Prefeito de Bento reforça preservação da saúde para “não agirmos de forma precipitada”

O prefeito Guilherme Pasin publicou em sua página na Rede Social Facebook na tarde desta sexta-feira sobre o recebimento da solicitação de retomada dos serviços no município de Bento Gonçalves. Apontou a conversa com entidades e sindicatos, bem como a existência de Decreto Estadual do governador Eduardo Leite de como agir neste momento.

Como presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), Pasin participou de reunião videoconferência com outros prefeitos e com o Leite, avaliando as medidas a serem tomadas daqui para frente.

O governador salientou aos prefeitos que a orientação é seguir as restrições dos decretos, pelo menos, até o final da próxima semana, e que nos próximos dias serão feitas novas avaliações do comportamento do vírus para se definir pela manutenção das normas ou então pelo estabelecimento de alterações a partir de 7 de abril.

Em meio as orientações de profissionais de saúde para que as pessoas fiquem em casa, Pasin continua mantendo esta recomendação e salientou que “é necessário debatermos com ponderação científica, dados da saúde e precaução”. O prefeito referiu ainda que “desde 30 de janeiro não agimos por impulso ou de forma precipitada”.

 

Relembre

O debate da retomada gradual dos setores em época de pandemia do coronavírus ganhou força desde esta quinta-feira, 26. Primeiro uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura com integrantes de entidades e da classe empresarial sinalizou um início de discussão com o prefeito Guilherme Pasin diante desta possibilidade.

A hipótese apontada seria após o dia 5 de abril, data em que expira o Decreto que definiu pelo fechamento da indústria, comércio e serviços, bem como a suspensão das aulas. Entretanto, uma nota liderada pelo CIC/BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços) compartilhada nesta sexta-feira sugere a antecipação vertical (mantendo grupos de risco em isolamento) e reinício para o dia 1º de abril.

 

 

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora