Prefeito assina decreto que denomina biblioteca da Escola de Tempo Integral São Roque

IMG_2794

Na manhã desta quarta-feira, 16, o prefeito Guilherme Pasin assinou o decreto que nomeia que a biblioteca da Escola Municipal de Tempo Integral São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz seja denominada Carlos Urbim. O escritor e jornalista foi escolhido pelos pais dos alunos do educandário, por meio de votação.

Na ocasião, os alunos do 1º ao 9º ano recepcionaram as autoridades entoando o hino da escola, composto pelo músico Rodrigo Soltton. Após, os estudantes do 2º e do 5º ano fizeram uma apresentação onde declamaram poemas do livro “Saco de Brinquedos”.

A homenagem a Urbim, natural de Santana do Livramento, é reconhecido por diversos clássicos da literatura infantil como “Um guri daltônico”, “Saco de brinquedos” e “Bolacha Maria”, pelos quais recebeu diversos prêmios e condecorações durante sua carreira. Também foi nomeado Patrono de Feiras do Livro de diversos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Em Bento Gonçalves participou de cinco edições da Feira do Livro com o projeto, “A Feira vai à Escola”. Faleceu em 13 de fevereiro de 2015, em Porto Alegre.

O prefeito Guilherme Pasin destacou que, “a Escola de Tempo Integral é motivo de orgulho, e poder estar hoje junto com essa garotada assinando a denominação da Biblioteca Carlos Urbim me deixa extremamente feliz. Uma justa homenagem a esse grande nome da Literatura Gaúcha, e uma escolha feita pelos pais e direção. Além disso, fiquei surpreso e emocionado com a recepção feita pelos alunos cantando o Hino da Escola”.

O educandário foi inaugurado em outubro de 2014 e, atualmente, tem 250 alunos e tem como diretora Maria Inês Accorsi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon