Pouca chuva e temperaturas altas marcam próximos dias no Estado

Os próximos sete dias permanecerão com pouca chuva e temperaturas altas no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico 44/2021, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), a Emater/RS-Ascar e o Irga.

Nesta sexta, 5, a propagação de uma frente fria no mar vai estimular a formação de áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva e trovoadas na maior parte do Estado, com risco de temporais isolados. No sábado, 6, e domingo, 7, a nebulosidade seguirá predominando, com períodos de sol e momentos de céu encoberto, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva, principalmente nos setores Leste e Norte.

Na segunda, 8, e terça-feira, 9, o ar quente e úmido seguirá predominando, com possibilidade de chuvas isoladas apenas nas faixas Norte e Nordeste. Na quarta, 10, o deslocamento de uma área  de pressão vai provocar chuva na maioria das regiões, com risco de temporais isolados na Metade Norte.

Os totais esperados deverão ser inferiores a 10 mm na maior parte da metade Sul. No restante do Estado, os valores deverão oscilar entre 10 e 30 mm na maioria das localidades, podendo alcançar 50 mm no Noroeste Gaúcho.

O documento também aborda a situação atual das culturas de trigo, canola, soja, milho e feijão. Acompanhe todos os Boletins Integrados Agrometeorológicos em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

 

Fonte: SEAPDR
Foto: Fernando Dias / Divulgação

(RM)