Portal de serviços digitais do Estado é finalista em prêmio nacional

Foi divulgado nesta quarta-feira, 10, o resultado de mais uma etapa do Prêmio Projeto e PMO do Ano 2021, realizado pela revista especializada Project Design Management. A iniciativa de oferta de serviços digitais do Executivo gaúcho – por meio do portal rs.gov.br – está entre os três finalistas na categoria Projeto Inovador do Ano.

“Trabalhamos sob diretrizes muito claras de desenvolver um governo digital, que opere de forma simples e menos burocrática. Nosso propósito segue sendo colocar o Estado na palma da mão de todos os gaúchos”, afirma o titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal.

O resultado final será conhecido o dia 27 de novembro, em evento virtual. Na véspera, ocorrem as apresentações finais de cada uma das iniciativas. Os outros dois postulantes ao prêmio, na categoria, são a Vale S.A. (filtragem de rejeitos) e Odontoprev (card vendas).

“As diferentes fases do prêmio nos permitiram apresentar o rs.gov.br, além de revisitar todos os esforços do governo do Estado que se relacionam com a oferta de serviços digitais ao cidadão, o que alçou o Rio Grande do Sul à etapa final como a única iniciativa pública concorrendo numa categoria tão simbólica como a de inovação”, avalia o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, que realizou a defesa da submissão na etapa anterior, no início do mês.

O portal rs.gov.br concentra atualmente 487 serviços estaduais, sendo 63% deles digitais. A meta é chegar a 100% até o fim de 2022. Além das funcionalidades referentes ao Executivo gaúcho, também é possível acessar serviços de outras esferas. O site, aliado aos demais canais digitais de órgãos do Estado, ultrapassa a marca de 4,66 milhões de acessos mensais, em média.

Em julho, o Rio Grande do Sul alcançou um resultado inédito por meio do rs.gov.br. O Estado figurou em primeiro lugar no ranking nacional Índice de Oferta de Serviços Digitais 2021 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).

 

Fonte: Governo do Estado

(RM)