Patrulha Maria da Penha completa 9 anos de empenho na proteção das mulheres

Nesta quarta-feira (20) a Patrulha Maria da Penha (PMP) da Brigada Militar, principal política de proteção à mulher vítima de violência de gênero, completa nove anos. Criada em 2012 com o intuito de promover proteção a milhares de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a PMP é referência no atendimento e acolhimento às vítimas.
A Patrulha Maria da Penha compõe um dos pilares da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A rede é composta pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Brigada Militar, Delegacia Especializada ao Atendimento a Mulher (DEAM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) Centro REVIVI, que em conjunto buscam alternativas para as questões voltadas à violência doméstica.
Criada no ano de 2015 em Bento Gonçalves, contribuiu significativamente para a redução dos índices de violência domestica na cidade, prestando aproximadamente 5000 atendimentos a vítimas destes crimes.
A Patrulha Maria da Penha do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas em Bento Gonçalves é composta por 11 (onze) policiais militares que desempenham atividades administrativas, os quais atuam em turnos diversos na prevenção e assistindo as vítimas. Neste ano, até a presente data, não houve caso de feminicídio envolvendo mulheres atendidas pela PMP de Bento Gonçalves.
Em evento alusivo aos 9 anos de criação da Patrulha Maria da Penha, será realizado o V Seminário Estadual das patrulhas Maria da Penha, no dia 22 de outubro, na cidade de Porto Alegre com o tema “Práticas Institucionais de combate à violência doméstica e ao feminicídio”.
O 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) alerta que caso perceba em um familiar, amigo ou vizinho uma situação de violência, que ligue para um dos canais de denúncia da polícia. Ligue para o 181 da Polícia Civil se você percebeu um fato e tem informações e ligue para o 190 se for uma situação de risco iminente para a vítima.
Fonte: Comunicação Social do 3º BPAT